Os Gigantes-a-Vapor dos Reinos de Ferro (e a Data da Pré-Venda!)

No último preview de Reinos de Ferro RPG, informações sobre as máquinas de guerra de Immoren ocidental — e a data da pré-venda do livro!

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O cenário dos Reinos de Ferro possui diversas inovações, como a mekânica (a mescla de magia e tecnologia), raças e classes únicas (como os trolloides e os magos-pistoleiros) e os gigantes-a-vapor. Estes poderosos construtos podem ser usados tanto pelos vilões quanto pelos personagens — mas independentemente do lado em que estejam, deixam a aventura muito mais divertida!

Este preview de Reinos de Ferro RPG apresenta os gigantes-a-vapor e as regras que eles usam em jogo. Vista seu sobretudo blindado, coloque seus óculos de proteção e prepare-se: as fornalhas estão para serem ligadas!

 

Gigantes-a-Vapor

Um gigante-a-vapor é um construto mekânico com a capacidade de raciocinar através de um cérebro mágico, conhecido como córtex. Ele não possui alto poder cognitivo, mas pode executar comandos simples e tomar decisões lógicas básicas. Nos Reinos de Ferro, gigantes-a-vapor realizam várias tarefas pesadas ou perigosas que seriam impossíveis para um humano.

Gigantes-a-vapor são divididos em duas categorias: gigantes-de-trabalho e gigantes-de-guerra. Gigantes-de-trabalho são máquinas relativamente simples, construídas para atividades físicas, como construir muralhas e retirar cargas de navio. Já gigantes-de-guerra são armas sofisticadas, repletos de equipamento de ponta. Na época atual, na qual gigantes-de-guerra usados passaram a puxar arados após décadas de serviço e gigantes-de-trabalho são blindados e adaptados com armamento militar por tropas mercenárias, estas distinções podem ficar obscuras…

Em termos de jogo, um gigante-a-vapor é composto de um chassi, um córtex e armamentos.

Chassi
Feito de um esqueleto de aço e uma musculatura de tubos pneumáticos, o chassi mantém os componentes do gigante numa carapaça de metal e articulações. O chassi determina a forma, a força, a velocidade e a integridade estrutural do gigante-a-vapor. Em termos de regra, o chassi fornece os atributos físicos do gigante.

Córtex
O córtex é o cérebro do gigante-a-vapor — uma matriz complexa de padrões arcanos, desenvolvida a partir da tecnologia de runas mekânicas. Existem várias classes de córtices, representando a sua sofisticação, bem como o seu custo e dificuldade de produzir. Em termos de regra, o córtex fornece os atributos mentais do gigante.

Arsenal
Gigantes-a-vapor podem ser equipados com uma variedade de armas corpo-a-corpo e de ataque à distância, incluindo alabardas, brocas de perfuração, canhões e lança-chamas. Além disso, podem ser equipados com diversos acessórios, incluindo caldeiras mais potentes e nodos de arco — um transmissor mekânico avançado que permite que o conjurador lance magias através do gigante-a-vapor.

 

Regras para Gigantes-a-Vapor

Gigantes-a-vapor podem ser usados por personagens jogadores — normalmente, mekânicos de campo ou conjuradores de guerra (magos que podem comandar gigantes através de seu poder arcano). Um gigante possui uma ficha, com atributos definidos pela combinação de chassi, córtex e armamentos. Supondo que os personagens encontrem uma oficina de gigantes, são livres para personalizarem suas máquinas com o equipamento que acharem melhor (ou mais destrutivo)! Quer dizer, desde que tenham dinheiro para isso… Personagens mais pobres ainda podem roubar um gigante de uma base militar. Não que isso será fácil…

O gigante age junto com seu controlador, durante o turno dele. Suas ações são resolvidas normalmente, com exceção do dano que eles sofrem. Em vez de um número de “pontos de vida”, cada gigante possui uma tabela de dano, com colunas numeradas de 1 a 6. Cada coluna representa um sistema do gigante, como seus braços, suas pernas ou sua cabeça. Quando um gigante sofre dano, role 1d6 para determinar qual coluna (e, assim, qual sistema) é atingida. Quanto maior a blindagem do gigante, mais linhas na tabela ele terá — ou seja, mais dano terá que sofrer para ter um sistema desabilitado. Este sistema simples emula as possibilidades de se impedir que um gigante se mova ao destruir suas pernas, ou que ataque ao destruir seus braços, por exemplo.

 
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Nômade, Gigante-a-Vapor Pesado

A seguir está a ficha de um gigante-a-vapor de exemplo.
Custo: 8.000 CO (com córtex de fábrica), 5.500 CO (apenas chassi).
Descrição: um monstro de ferro e parafusos, o Nômade é simples, mas eficaz. Um dos primeiros gigantes-de-guerra a entrar em produção generalizada, serviu como o principal gigante pesado de Cygnar por décadas. Desde que foi retirado de serviço, tornou-se o básico das companhias mercenárias de Immoren ocidental.
Altura/Peso: 3,70 m / 7,5 ton.
Capacidade de Combustível: 330 kg / 5 h geral, 50 min combate.
Data Inicial de Serviço: 455 DR, retirado de serviço em 563 AR.
Projeto Original do Chassi: Ordem Fraternal de Magia.
Córtex de Fábrica: Classe Aurum.
Atributos: FIS 7, For 7, Vel 5, AGI 4, Mae 4, Des 2, INT 1, Per 1.
Atributos Derivados: Inic. 10, ACO 4, ADI 2, Def 10, Arm 14.

Além do Nômade, o livro básico dos Reinos de Ferro traz diversos outros tipos de gigantes-a-vapor. Todos estão prontos, esperando para serem usados pelo mestre ou pelos jogadores, e causarem muita destruição no campo de batalha!

 

Data da Pré-Venda

Para finalizar, a notícia que todos estavam esperando: o livro básico está chegando, e sua pré-venda já tem data para iniciar. Será na próxima segunda-feira, dia 27 de outubro. Na pré-venda, o livro poderá ser adquirido na versão física por R$ 99,90, na versão digital por R$ 29,90 ou no combo, com as versões física e digital, por R$ 119,80. A versão física e combo já incluem frete grátis para todo o Brasil!

Os links para as pré-vendas serão abertos no dia 27/10 e divulgados aqui mesmo. Mas fique atento para sacar mais rápido que um pistoleiro, pois as cópias nos preços promocionais serão limitadas!

Jambô Editora • 20/10/2014

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