O Manual do Devoto Está Chegando!

Milagre de Natal! Ou dos deuses do Panteão? Não importa! O que importa é que um dos livros mais esperados de Tormenta está chegando.

O Manual do Devoto é o próximo livro na linha de manuais para jogadores, depois do Manual do Arcano, do Manual do Combate e do Manual das Raças. Desta vez, como já dá para saber pelo título, o foco são os personagens devotos — mais especificamente, clérigos, druidas e paladinos. Mas, como os deuses do Panteão têm o hábito de ajudar se meter na vida de todo mundo, não é surpresa que o suplemento traga material útil para todos os tipos de personagem.

O Manual do Devoto foi anunciado no início do ano, mas após uma série de atrasos — certamente causados por cultistas da Tormenta, temerosos do poder que os artonianos vão ganhar com este tomo — ficou pronto apenas agora. E o que o livro traz? Você já sabe que ele traz novas classes, mas há muito mais! Confira a seguir o conteúdo completo do livro.

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Arte da capa do Manual do Devoto

 

Conteúdo do Livro

Novas Classes
Duas novas classes básicas, o Abençoado, conjurador divino que não precisa preparar suas magias (como o feiticeiro) e o Samaritano, especializado em cura e em resolução não violenta de problemas.

Classes Variantes
Três variantes para cada classe devota. As variantes de clérigos (“congregações”) incluem os Cruzados, clérigos focados no lado marcial, os Enclausurados (o oposto — clérigos menos combativos mas mais estudiosos) e os Usurpadores (pessoas que descobriram como roubar o poder do Panteão; podem ter poderes de todos os deuses, mas também são caçados por todos os clérigos).

As variantes de druida (“tradições”) são os ermitões (isolados da civilização, com poderes divinos ainda maiores), os metamorfos (sem magia, mas com mais opções de forma selvagem) e os senhores das feras (com vários companheiros animais).

Por fim, as variantes de paladino (“ordens”) incluem os caçadores de horrores (especializados em matar monstros e mortos-vivos), os santos (escolhidos divinos) e os vassalos (membros de uma hierarquia feudal que vão galgando posições de nobreza à medida que sobem de nível).

Novos Talentos
O livro traz quase 40 novos talentos. A seguir está uma amostra deles.

Círculo Místico Dourado (Destino)
Você pode criar um pequeno santuário para abençoar seus ataques.
Pré-requisito: habilidade de classe canalizar energia positiva/negativa.
Benefício: gaste uma ação padrão e um uso diário de canalizar energia positiva/negativa para criar um círculo místico aos seus pés. Um personagem dentro do círculo ganha um bônus de +2 em todos seus ataques. O círculo ocupa um quadrado com 1,5m de lado e dura 10 minutos.

Purificação pelo Fogo (Destino)
Seus inimigos são infiéis. Mas o fogo divino vai torná-los puros.
Pré-requisito: capacidade de lançar pelo menos uma magia divina com o descritor fogo.
Benefício: sempre que você derrubar um inimigo (reduzi-lo a 0 ou menos PV) com uma magia que cause dano de fogo, pode convertê-lo para o “lado certo”. Caso este inimigo seja curado durante este mesmo combate, adquire a sua tendência pelo restante do combate. Isso pode significar a perda de habilidades de classe, violação de códigos de conduta, etc. Em geral, também significa que ele muda de lado durante a batalha! Um guerreiro servindo a um necromante maligno certamente mudaria de lado após ser convertido por um paladino, por exemplo. O mestre tem a palavra final sobre o que acontece nesses casos. Após o final do combate, o inimigo volta à sua tendência original.

Classes de Prestígio
Após os talentos, o livro traz oito classes de prestígio: Cavaleiro de Khalmyr, Cenobita, Conselheiro, Guardião da Realidade, Profeta, Protetor da Podridão, Renascido e Tirano do Terceiro. As classes que já existiam (Cavaleiro de Khalmyr, Guardião da Realidade e Tirano do Terceiro) foram completamente refeitas para a versão atual do jogo, com novas e melhores habilidades.

Equipamentos
Mais de 40 novos itens, incluindo ferramentas de aventura e vestuários com características de jogo. Além disso, novos itens mágicos, incluindo uma nova categoria, os objetos litúrgicos, itens que funcionam melhor com devotos de determinado deus.

Novas Magias
O capítulo 3 do livro traz mais de 70 novas magias divinas, do 1º ao 9º nível. Além de magias normais, apresenta as novas magias absolutas. Cada deus possui apenas uma magia divina, que representa o ápice de seu poder. Cada magia divina só pode ser conjurada por um devoto do deus que a criou.

Igrejas
O capítulo 4 do livro discute as igrejas de Arton como organizações. Traz dois exemplos de igrejas, a de Khalmyr, com sua organização e burocracia, e a de Kallyadranoch, recém se erguendo após a volta do Deus do Dragão, mas já uma das grandes ameaças aos povos de Arton.

Campanhas Devotas
O quinto e último capítulo do livro traz discussões para o mestre sobre como criar aventuras e campanhas envolvendo temas divinos. Além disso, apresenta diversas regras opcionais, como magias restritas de acordo com o deus, exigência de símbolo sagrado para conjuração de magias divinas, paladinos de outras tendências e a regra de favor e desfavor divino, com a qual os personagens podem ganhar diversos bônus ao fazer ações que agradam os deuses… Ou sofrer represálias por irem contra a vontade divina!

 

Pré-venda

Depois de explicar o que vai ter no livro, é hora de dizer como você pode colocar suas mãos nele! O Manual do Devoto já está na gráfica, e sua pré-venda irá iniciar nesta quinta-feira, dia 18/12. Assim que os links estiverem disponíveis iremos divulgá-los aqui. Como sempre, aproveitem as unidades disponíveis na pré-venda, pois elas terão preço bem abaixo do preço de capa e serão as primeiras a serem enviadas! Quer um presente de Natal melhor do que um livro sobre poderes divinos? : )

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O Renascido, uma das classes de prestígio do Manual do Devoto

Jambô Editora • 15/12/2014
tags: Tormenta

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