Diário de Mega City Online #05

Anarchy e Kaos!: Inimigos ou faces da mesma moeda? Conheça duas novas facções da Cidade das Cidades!

Folclore da Cidade das Cidades: Anarchy e Kaos!

Folcore da Cidade das Cidades é uma nova coluna do Diário de Mega City Online. Cada uma trará um pouco da história da cidade e de figuras importantes. Hoje, a coluna cobre dois grupos radicalmente opostos e seus fundadores igualmente inversos: o Anarchy, do intelectual Defiance, e o Kaos!, do combativo Johnny Black Flag.

N’O Conde, o “distrito inglês” de Mega City, o movimento punk é bastante forte. Existem vários grupos, mas dois se destacam: Anarchy e Kaos!. O Anarchy é um grupo culto e politizado, amparando toda a sua ideologia em movimentos artísticos e filosóficos. Começou nos anos 70 e até hoje continua ativo. Já o Kaos! é uma verdadeira gangue de bandidos e arruaceiros anarquistas.

O Kaos! surgiu como uma ramificação do Anarchy quando duas de suas principais lideranças entraram em conflito — de um lado Defiance, do outro Johnny Black Flag. Defiance começou como um adolescente anarquista e, embora nunca tenha traído suas raízes punk, tornou-se menos agressivo e muito mais ativo politicamente. Já Johnny Black Flag começou igualmente anarquista, mas se tornou cada vez mais um guerrilheiro. Divergentes em sua visão do que o punk em Mega City e no mundo deveria ser, tomaram caminhos diferentes. Defiance continuou com o Anarchy. Black Flag partiu para fundar o Kaos!. Ambos angariaram seguidores e até hoje continuam ativos na Cidade das Cidades.

Enquanto Defiance prega uma filosofia anarquista baseada no conhecimento e vitórias morais e culturais (com discursos, shows e debates), Black Flag prefere usar a força física, pichar a cidade com dizeres combativos e enfrentar a polícia. Desnecessário dizer que Black Flag tem algum poder de combate, mesmo que não tenha a disciplina para se tornar um grande mestre.

Pouco tempo atrás, Black Flag foi procurado pela Sociedade das Sombras. Vendo no Kaos! possibilidades, dizem que o Opala Negra aproximou-se do guerrilheiro punk com promessas de bancar sua luta, desde que o Kaos! executasse certos “serviços” — como minar candidaturas e se opor à ordem estabelecida. Coisa fácil para Black Flag e sua turma.

Sob a influência do Opala, Black Flag criou um circuito clandestino de lutas em Mega City, um verdadeiro clube da luta onde os mais diferentes tipos se enfrentam semana após semana — de altos executivos a baderneiros comuns. O que os mantêm unidos é tanto a sede pelo combate quanto o ódio pelas imposições da sociedade moderna. Para o Opala, seria apenas mais uma fonte de possíveis usuários da Força Treva.

O Kaos! se reúne toda semana em seu quartel general: uma fábrica abandonada nas cercanias d’O Conde. Johnny Black Flag e outros seguidores fazem de lá o seu lar, tocam sua música e treinam para as reuniões do clube da luta — e também para enfrentar a polícia e confrontar a sociedade de Mega City.

Enquanto o Kaos! se tornou peão de uma organização maior e mais poderosa, o Anarchy foi mais longe. Muito mais longe. Em algum momento de sua juventude, Defiance foi abordado por um mago, um usuário de magia arcana. O nome desse mago era Arkel.

Surpreso com o conhecimento e sabedoria do garoto, Arkel decidiu ensinar-lhe sobre os caminhos da magia, os colegiados arcanos e o mundo além dos olhos do mundo. Apesar de lisonjeado na época, Defiance não se sentia pronto para se aprofundar nos mistérios mais profundos da magia. Pediu a Arkel um tempo para aperfeiçoar a si mesmo enquanto indivíduo antes de enveredar pelo caminho arcano. Em algum momento dos últimos dez anos, Defiance procurou Arkel. E o encontrou.

Entretanto, não demorou muito para que Arkel morresse devido à sua idade já bastante avançada. Apesar de iniciar Defiance nos caminhos da magia, não conseguiu ensinar-lhe todo o necessário sobre os colegiados arcanos e os perigos das artes místicas. Entretanto, deixou-lhe uma biblioteca arcana e diversas pistas para outros locais de “conhecimento, sabedoria e poder”, em suas próprias palavras.

Assim, Defiance estabeleceu seu próprio colegiado arcano, baseado nos ensinamentos de Arkel. Ele já conta com uma aprendiz, Isadora, e observa outros de seus seguidores no Anarchy. Defiance tem padrões bastante elevados, e jamais aceitará em seu grupo qualquer um que não esteja à altura deles. Ele sabe da importância do pouco que aprendeu, e que existe muito mais conhecimento ― e poder ― a ser obtido. Está se preparando para seguir uma das pistas deixadas por Arkel, pois acredita que finalmente desvendou seu intricado padrão enigmático. Rumores falam sobreo o misterioso Portal em Nova Memphis.

O que Defiance não sabe é que também está sendo observado. Agentes de colegiados arcanos “de verdade” querem saber o que aconteceu com Arkel e também buscam saber a verdade sobre rumores que falam de um “sabá punk” em Mega City. Sem saber, Defiance já tomou uma das medidas mais acertadas para a própria segurança ― pouco tempo atrás, mudou toda a operação ligada à magia e seu colegiado arcano para Nova Memphis, mantendo apenas o Anarchy n’O Conde. Difícil dizer quanto tempo levará para Defiance ser encontrado, especialmente com os ataques gratuitos da parte da turma de Black Flag.

Kits ― Soldado do Kaos!

Exigências: Ataque Especial.

Função: atacante ou tanque.

Ataque Especial Aprimorado: embora o soldado do Kaos! seja um lutador centrado na vitória — o mais rápido possível —, também está atrás de fama e fortuna. Por isso, quase todos desenvolvem golpes que lhes permitem ser reconhecidos de imediato. Além dos poderes e fraquezas do seu Ataque Especial, você pode acrescentar um tipo diferente de dano de energia (fogo, frio, elétrico, químico ou sônico) a um de seus Ataques Especiais. Você pode comprar este poder várias vezes. A cada compra, você pode acrescentar um tipo diferente de energia a um de seus Ataques Especiais — mas você não pode acrescentar dois tipos de energia a um mesmo Ataque Especial.

Defenda-se Atacando: enquanto a maior parte das artes marciais prega uma filosofia de autocontrole, paciência, não agressão e defesa, o soldado do Kaos! não se importa em ser violento, agressivo e selvagem. Para ele, cada golpe é um passo adiante rumo ao topo. Assim, ele não perde tempo, e cada defesa é também um ataque. Gastando 2 Pontos de Magia, você pode causar dano com sua Força de Defesa. Quando for atacado, caso sua FD seja maior que a Força de Ataque do oponente, o agressor sofre dano igual à diferença entre sua FD e a FA dele. Por exemplo, a FA do oponente é 5. A FD do soldado do Kaos! é 8. Gastando 2 PMs para defender-se atacando, você causa 3 pontos de dano.

Golpe Incapacitante: como o lutador competitivo que é, o soldado do Kaos! sabe que o quanto antes acabar uma luta, melhor; o importante é estar sempre vencendo etapas em uma competição ou reunião do clube de lutas do Kaos!, não perder tempo estendendo uma única luta além do necessário. Assim, o soldado do Kaos! pode gastar Pontos de Magia para fazer um ataque altamente incapacitante. Faça um ataque e gaste 1 PM; se a sua FA for maior que a FD do alvo, ele tem que fazer um teste de Resistência. Se for bem-sucedido, não acontece nada e o alvo pode agir normalmente. Se falhar, o alvo sofre dano normal e também uma penalidade na Habilidade (e em tudo que depende da Habilidade, como FA e FD) igual ao dano sofrido por um turno inteiro. O soldado do Kaos! precisa gastar uma quantidade de PM igual ao redutor que pretende impor a seu oponente.

Kit ― Discípulo do Desafio

Exigências: Código de Honra (da Redenção).

Função: atacante ou baluarte.

Conhecimento Mágico: o discípulo do desafio pode comprar qualquer uma das vantagens mágicas (Magia Branca, Elemental ou Negra) pagando apenas 1 ponto. Ele obedece a todas as regras para aprender e usar magias normalmente.

Equilíbrio Mágico: as forças mágicas ardem com mais intensidade em você. Você tem 2 Pontos de Magia a mais por ponto de Resistência (ou seja, 3 PMs para R0, 7 PMs para R1 e assim por diante). Se também tiver a vantagem Equilíbrio Ying Yang (Mega City, página 109), você ganha 4 Pontos de Magia a mais por ponto de Resistência.

Recuperar Mana: você pode se concentrar na magia que permeia o ambiente onde se encontra, para recuperar uma parte de sua própria energia mágica. Em combate (e somente em combate), você pode gastar um movimento para recuperar um número de PM igual à sua Resistência.

Inaugurado novo Escritório do SII (Serviço Integrado de Investigações)

Além do Escritório do Xerife e do Departamento de Polícia, a Secretaria de Segurança de Mega City também conta com uma agência de inteligência. Este órgão reforça a atuação das forças da lei na Cidade das Cidades: trata-se do Serviço Integrado de Investigações (SII).

O SII atua tanto na parte de investigação criminal quanto na área de contrainteligência. Seu objetivo é proteger e defender Mega City, manter e reforçar as leis, oferecer certa liderança na investigação criminal e impor a justiça em toda a região da Cidade das Cidades.

Dentre suas muitas áreas de atuação, o SII protege Mega City de atividades terroristas, operações de inteligência inimigas, espionagem e também ataques cibernéticos e de alta tecnologia. O SII é uma agência ativa, que luta contra a corrupção pública em todos os níveis, protege os direitos civis e combate o crime organizado em todas as suas formas.

O novo escritório central do Serviço Integrado de Investigações fica em Nova Veneza, mas existem escritórios menores espalhados por toda a cidade — pelo menos um em cada distrito. Os agentes do SII normalmente são chamados quando um crime envolve mais de um distrito ou organizações criminosas de fora de Mega City.

O SII está dividido em cinco departamentos além do Escritório do Diretor, responsável pela maior parte dos serviços administrativos. Cada departamento é administrado por um Diretor Executivo Assistente e divide-se em outros escritórios, departamentos e divisões, cada qual administrada por um Diretor Assistente.

As várias divisões têm ainda outros subdepartamentos, administrados por Diretores Assistentes Auxiliares e dividem-se em seções e departamentos, cada um administrado por um Chefe de Seção. Os Chefes de Seção sempre têm o mesmo nível hierárquico de Agentes Especiais em Comando.

Os cinco departamentos do SII são: Departamento de Segurança de Mega City, Departamento de Operações Criminosas e Cibertecnológicas, Departamento de Ciência e Tecnologia, Departamento de Informações e Tecnologia e Departamento de Recursos Humanos.

O Escritório do Diretor atua como administração central do SII e oferece auxílio operacional (como finanças e administração de instalações) aos outros cinco departamentos e suas várias subdivisões. O Escritório é administrado pelo Diretor Associado, que também fiscaliza as operações dos departamentos de Informação e Tecnologia e de Recursos Humanos.

Apesar de uma hierarquia extensa e cheia de subdivisões, os cargos mais importantes para aventuras envolvendo o SII são os de Agente Especial e de Diretor. O Diretor normalmente é um NPC que envia Agentes Especiais ― os personagens dos jogadores ― em missões Mega City afora.

Embora pareça bastante mundano quando comparado com outras agências de Mega City, o Serviço Integrado de Investigações pode participar de praticamente todas as campanhas sem problemas. Seus agentes podem interferir com personagens jogadores que investigam algum crime local, exigindo tomar o controle de um caso. Ou então os agentes podem ser os próprios heróis, viajando de distrito em distrito, colaborando (ou competindo) com a polícia local.

Kit ― Agente Especial do SII

Função: atacante ou baluarte.

Exigências: Patrono (SII), Poderes Legais (Mega City, página 111) e Investigação.

Banco de Dados: o SII possui um longo e detalhado banco de dados com informações sobre a maior parte das ameaças à Cidade das Cidades. Gastando um turno para analisar um oponente que consiga ver (seja lembrando-se do que leu, seja consultando um tablet, HUD ou similar), o agente especial descobre todas as características, vantagens e desvantagens dele. Gastando 3 Pontos de Magia, o agente especial pode usar essas informações para seu próprio proveito e também compartilhá-las com seus companheiros, ganhando e concedendo um bônus de H+1 contra este oponente por uma cena inteira.

Destino: como um investigador de alto nível, o agente especial do SII consegue montar os quebra-cabeças mais difíceis e desvendar as tramas mais complexas. Por isso, sempre ganha 1 Ponto de Destino, mesmo que sua pontuação não permita isso. Se o agente especial já ganhar PDs naturalmente, então ganha 1 PD extra.

Especialização em Investigação: a dificuldade de todos os testes da perícia Investigação do agente especial do SII diminui em um passo (de difícil para médio, por exemplo). Além disso, gastando 1 Ponto de Magia, o agente especial pode ter um sucesso automático em um teste de Investigação.

Requisitar Equipamento: quando um agente especial precisa de veículos ou equipamentos, pode chamar o SII, requisitando suporte. Gastando 2 Pontos de Magia, ele recebe um equipamento montado como se o agente especial tivesse pago 1 ponto pela vantagem Equipamento (Mega City, página 76). O equipamento dura uma cena inteira e depois precisa ser devolvido. O agente especial pode usar um equipamento por mais tempo, mas precisa gastar mais 2 PMs, e todos os PMs usados ficam “presos” ao equipamento, só podendo ser recuperados quando o agente especial devolvê-lo ao SII.

Gustavo Brauner • 28/04/2015
tags: 3D&T , Mega City

Comentários