Caverna do Saber #05 — Menos Poder!

Tormenta RPG é um jogo de heróis poderosos e repletos de habilidades. Este artigo apresenta uma variante do sistema, com personagens mais “humildes” e regras mais simples.

guilherme-caverna-01

A maior parte dos suplementos de RPG aumenta o nível de poder do jogo. Este artigo faz o caminho inverso: apresenta regras para deixar os personagens mais fracos.

“Mas por que diabos alguém iria querer isso?”

Há dois motivos. O primeiro, e mais óbvio, é que talvez você queira uma história mais realista, com personagens mais parecidos com pessoas comuns do que com super-heróis. O segundo motivo é que personagens mais fracos, com menos bônus e habilidades, também são mais simples. Com menos opções e cálculos mais fáceis, o jogo fica mais rápido e descomplicado.

Note que nada disso impede cenas de ação ou heroísmo. Pelo contrário! É muito mais heroico entrar em um combate para proteger inocentes quando você não é praticamente invulnerável aos inimigos. E a satisfação de derrotar um monstro ou vilão é muito maior quando isso é realmente um desafio!

A seguir estão todas as mudanças sugeridas para diminuir o nível de poder do jogo. Elas são modulares e independentes. Ou seja, o mestre pode escolher quais deseja usar em sua campanha. Entretanto, para a experiência máxima de personagens fracotes, sugiro o uso de todas! Regras não mencionadas continuam conforme descritas em Tormenta RPG.

 

Habilidades

Os personagens são criados usando a geração de habilidades por pontos, mas com 15 pontos, em vez de 20.

Personagens não recebem mais aumentos de habilidade por nível. Entretanto, veja “Talentos”, abaixo.

A seguir está um exemplo de conjunto de habilidades que pode ser comprado com 15 pontos: 16 (8), 14 (4), 13 (3), 12 (2), 10 (0), 8 (–2). Se você achou esses valores muito baixos, lembre-se de que você ainda irá aplicar os modificadores de raça, e esses continuam os mesmos. Ou seja, não é difícil começar com um valor 18, ou mesmo 20 — mas é difícil começar com vários.

 

Raças e Classes

As mudanças nas raças e classes serão apresentadas nas próximas partes deste artigo.

 

Perícias

Personagens treinados em uma perícia recebem uma graduação por nível na perícia (em vez de nível +3). Personagens não treinados continuam recebendo uma graduação a cada dois níveis.

 

Talentos

Personagens continuam recebendo um talento no 1º nível e a cada dois níveis seguintes (ou, em outras palavras, um talento a cada nível ímpar).

Um personagem pode trocar um talento por um aumento de +1 em um valor de habilidade. Entretanto, uma mesma habilidade não pode ser aumentada duas vezes seguidas.

Por exemplo, no 3º nível, o bárbaro Klunk resolve trocar seu talento por um aumento de +1 em Força. No 5º nível, ele terá que escolher entre um talento ou um aumento de +1 em outro valor de habilidade. Já no 7º nível, estará livre para escolher um aumento em Força novamente.

O objetivo desta regra é permitir tanto personagens mais simples quanto personagens mais complexos, mantendo o equilíbrio entre eles. Se você não gosta de fichas complicadas, troque seus talentos por aumentos de habilidade. Sua ficha será simples, mas não mais fraca, pois os números maiores compensarão a falta de poderes. Por outro lado, se você gosta de heróis cheios de poderes, escolha talentos.

Alguns jogadores adoram ganhar talentos e fazer combos. Já outros acham essa parte do jogo uma dor de cabeça. Esta opção permite que todos se divirtam. Ela também é boa parte o mestre, pois permite criar PdMs de forma rápida e simples. Precisa de um PdM fortão? Simplesmente troque todos os talentos dele por pontos em Força e Constituição. Muito mais fácil do que ficar procurando por talentos específicos nos livros.

 

Pontos de Vida

No 1º nível, o personagem recebe a metade do valor listado em cada classe + seu modificador de Constituição em pontos de vida.

A partir do 11º nível, o modificador de Constituição não é mais aplicado aos pontos de vida ganhos por nível.

Um personagem morre ao atingir um valor negativo de pontos de vida igual à metade de seus PV ou seu valor de Constituição, o que for maior.

A limitação de PV a partir do 11º representa o fato de que, por mais experiente e habilidoso que um personagem seja, certas coisas sempre serão um perigo. Por exemplo, cair da altura equivalente a um prédio de 10 andares deve representar um risco de morte, mesmo para um guerreiro veterano.

 

Classe de Armadura

Sem mudanças; personagens continuam ganhando +1 em classe de armadura a cada nível par.

 

Resistências

Também sem mudanças; personagens continuam ganhando +1 em testes de resistências a cada nível par.

 

Bônus de Dano

Os personagens não ganham mais um bônus de +1 nas jogadas de dano a cada nível par.

O objetivo disso é reduzir o potencial destrutivo de personagens de alto nível, além de simplificar a criação da ficha e os cálculos. Ainda é possível aumentar o dano de seu personagem entretanto! Para aumentar o dano de seus ataques, compre talentos como Ataque Poderoso ou Especialização em Arma, ou aumente seu valor de Força. Para aumentar o dano de suas magias, compre talentos como Potencializar Magia ou Mago de Batalha.

 

Pontos de Magia

Conjuradores não recuperam todos os seus pontos de magia com uma noite de descanso. Em vez disso, a cada noite, recuperam uma quantidade de PM igual ao seu nível ou 5, o que for maior.

Além de representar que conjuradores não se recuperam de grandes esforços com tanta facilidade — um elemento presente em várias histórias —, esta opção cria um elemento estratégico no jogo, fazendo com que o jogador pense duas vezes antes de usar as suas magias mais poderosas. Esta regra foi apresentada originalmente no suplemento Manual do Arcano.

 

Benefícios por Nível

Afinal, o que meu personagem ganha quando sobe de nível? A tabela a seguir mostra todos os benefícios recebidos.


Nível
Perícias
(Treinada/Não Treinada)

Talentos/Habilidades

CA e Resistências
+1/+01+0
+2/+1+1
+3/+12+1
+4/+2+2
+5/+23+2
+6/+3+3
+7/+34+3
+8/+4+4
+9/+45+4
10º+10/+5+5
11º+11/+56+5
12º+12/+6+6
13º+13/+67+6
14º+14/+7+7
15º+15/+78+7
16º+16/+8+8
17º+17/+89+8
18º+18/+9+9
19º+19/+910+9
20º+20/+10+10

 
Além dos benefícios da tabela, seu personagem ganha bônus base de ataque, pontos de vida e habilidades de classe, de acordo com a classe na qual subiu de nível.

Guilherme Svaldi • 22/06/2015

Comentários