Brigada Ligeira Estelar – Mais Armas e Ataques

Periféricos? Armas especiais nos seus robôs gigantes? Sem problemas! Mais detalhes sobre pacotes de armas e poderes em Brigada Ligeira Estelar!

MaisAA
.
Após apresentarmos os Tepeques (AQUI) e mostrarmos como eles fazem diferença na personalização de um robô gigante, vamos trazer mais alguns deles — e de quebra oferecer mais referências para a construção de irregulares.

Construindo um Irregular

Para os jogadores que estão com a vantagem Aliado Gigante com seu personagem, não são parte da Nobreza, nem tem a vantagem Riqueza e não tem uma ideia muito clara de como construir um irregular, vamos oferecer a seguinte regra opcional: um personagem pode gastar de dois a cinco pontos para ter seu robô inicial. Gastando dois pontos, ele terá um robô de doze pontos; por três pontos, ele terá um robô de treze pontos — e por aí vai, até chegarmos a um robô de quinze pontos por cinco pontos. Lembre que você pode comprar desvantagens e com isso aumentar o número de pontos de seu robô. Caso ele prefira não gastar esses pontos e ter apenas a vantagem aliado gigante, ele poderá ter um robô de dez pontos — mais frágil, mas robôs feitos em oficinais ilegais não costumam ser grande coisa mesmo se os técnicos não forem tão bons ou se você não tiver tanto dinheiro assim para chegar a técnicos tão bons. Note que as regras opcionais para que o mestre nivele o grupo podem compensar isso, então não se desesperem à primeira vista. Esse pode ser um bom princípio para os robôs da nobreza, igualmente: basta tomar isso como base e somar o bônus dado por sua escala na nobreza (ver Hussardos Nobres, AQUI).

Novos Tepeques e Acessórios

Tenham em mente que Tepeques são Armas Especiais (ver Armas e Armaduras Mágicas nas página 119 a 121 do Manual 3D&T Alpha; lembre-se que como Brigada Ligeira Estelar é um cenário de ficção científica, removemos as menções à Magia; é por isso que os Pontos de Magia — PM — foram rebatizados para Pontos Heróicos — PH, lembram?). No entanto, eles podem exigir pré-requisitos — que dependendo das circunstâncias relacionadas ao personagem, podem ser obtidos durante sua construção ou através do gasto de Pontos de Experiência. Tepeques podem ganhar versões mais evoluídas deles mesmos, construídos de acordo com as regras de Progressão de Ataques Especiais na página 31 do mesmo Manual. A diferença no caso das Armaduras é que as capacidades mostradas na página 121 podem ser aplicadas à mesma armadura — basta instalar um tepeque no robô e para lhe conceder outra capacidade, caso ele não tenha slots extras (geralmente um robô hussardo tem espaço para dois), desinstalá-lo e instalar um novo. O mestre deve ter bom-senso ao permitir um tepeque para um jogador — tem certas coisas no Manual 3D&T Alpha que só se aplicam para cenários de fantasia (como armas que causam dano espiritual). Enfim, vamos a alguns deles — e lembrem-se: todo robô para ter um tepeque, precisará da vantagem Adaptador — e alguns tepeques precisarão de vantagens para ser personalizados. Por exemplo, se você quiser uma garra capaz de esticar seu braço, deverá comprar Membros Elásticos para a confecção desse tepeque e incluir em seu custo.
Caso os tepeques exijam acessórios, eles serão exigidos como um pré-requisito. Assim, se for exigido que esse tepeque atuará em combinação com, digamos, um par de asas de metal a ser colocada nas costas do robô, o pré-requisito será a construção justamente desse acessório a ser encaixado.

Aceleração Extra: Este tepeque concede alta velocidade (Ataque Especial I, H+2) ao usá-lo de forma sustentada (é necessário gastar de antemão o número de PHs gastos para estabelecer o número de turnos que essa velocidade vai durar). Esta velocidade se reverte em bônus de +2 na Habilidade para fins de velocidade e iniciativa. Além disso, o personagem pode sacrificar pontos do bônus em um turno para ganhar uma ação extra a cada ponto sacrificado — ou seja, ao invés de ter +2 de Habilidade contra um inimigo, ele pode ter +1 de Habilidade, mas ganhar uma ação extra em troca no breve turno que ele sacrificou esse ponto. Esse Tepeque pode ser usado de forma cumulativa com o uso da vantagem Aceleração. Custo: 10 PE
Pré-requisito: H1 ou mais

Canhão Blindado: você pode encaixar em um de seus braços um canhão que o reveste como uma manopla, mas não poderá usar este braço para apanhar objetos enquanto o estiver usando. Ele passa a ser usado como escudo (Armadura Extra contra Força e Poder de Fogo; ver Manual 3D&T Alpha, página 121), fazendo assim que você possa aumentar sua defesa, mas também é um canhão de pulso com efeitos devastadores (Ataque Especial I — PdF+2, Poderoso e Perigoso). Custo: 50PE.
Pré-requisito: A1 ou mais, PdF 1 ou mais.

Garra: é como uma luva de metal que cobre a mão e o antebraço do robô hussardo, lhe adicionando uma garra capaz de rasgar metal blindado: todo ataque corpo a corpo do robô com o uso desse tepeque é tratado como um Ataque Especial I Penetrante (F+2, impondo A–1 contra o alvo em sua FD) enquanto o antebraço do robô o vestir, gastando 1 PM a cada uso intencional da garra. Usa-se apenas uma, para que o outro braço esteja livre para manipular armas. Custo: 20 PE.
Pré-Requisito: F1 ou mais.

Lança Foguetes: o tepeque mais comum de todos, frequentemente liberado para esquadrões inteiros em combate em determinadas missões. Nos robôs Hussardos da Brigada Ligeira Estelar, esse Tepeque costuma ser embutido no interior de suas altas ombreiras, mas na maioria dos modelos ele é instalado como um acessório extra sobre seus ombros. Cada um de seus ataques automaticamente é um ataque múltiplo (Ataque Especial I: PdF+2, Amplo, Penetrante, Preciso, Teleguiado) e o poder de kit Chuva de Disparos é altamente recomendado. É preciso ser um verdadeiro ás para escapar desses ataques. Custo: 60PE.
Pré-requisito: PdF 1 ou mais, Tiro Múltiplo.

Perfuratriz: Uma braçadeira extensa cuja ponta desemboca em uma broca que, ao ser usada contra o oponente, tem os efeitos de um Ataque Especial I Penetrante e Preciso baseado em Força — ou seja, efetua um ataque de F+2 ao mesmo tempo que impõe A-1 e H-1 contra a FD do oponente. Além disso, pode disparar uma carga explosiva (Ataque Especial I: PdF+2, Amplo) da ponta da perfuratriz. Custo: 60PE.
Pré-requisito: F1 ou mais, PdF 1 ou mais.

Sabre de Energia Especial: Uma espada de energia com alta concentração — e por isso com um grande gasto. O famoso robô Gandahar do Visconde Chanceler de Eisenbruck conta com esse recurso. Fornece F+3, mas gasta 1PH por turno sempre que for utilizado. Custo: 30 PEs.
Pré-Requisito: F1 ou mais.

Submetralhadora de Energia: Ao invés dos disparos manuais dos fuzis de energia, seu robô gigante pode usar uma submetralhadora portátil, que canaliza a energia de seu módulo em uma saraivada de disparos intermitentes que se espalham por toda a área coberta pela ação de sua mira (Ataque Especial I — PdF+2, Amplo). É possível usá-la para um disparo breve de segundos, mas ela foi feita para o uso combinado com a vantagem Tiro Múltiplo. Custo: 30PE.
Pré-requisito: PdF 1 ou mais, Tiro Múltiplo.

Esses são apenas alguns exemplos. É possível confeccionar diferentes tipos de tepeques com permissão do mestre. Chicotes de energia? Machados energéticos rodopiantes que voam e retornam ao dono? O céu é o limite.

Agradecimentos a Guideon, Skyfox e Paladino, cujo artigo sobre Cyberbots na saudosa Dragão Brasil foi uma grande inspiração.

Arte de Wal Souza.

Alexandre Lancaster • 08/06/2016

Comentários