Adaptação — Mother Base 3D&T

Kept you waiting, huh? Monte a sua própria base mãe! Uma adaptação de METAL GEAR V para 3D&T!

Metal-Gear- site

A série Metal Gear Solid se tornou famosa pela sua jogabilidade de infiltração e furtividade, em que o heroi Snake (com o prenome de sua escolha) deve invadir uma determinada base inimiga para realizar uma missão secreta qualquer e se envolver na conspiração mirabolante da vez. Jogos mais recentes da franquia, no entanto, como Peace Walker e o atual carro-chefe, The Phantom Pain, o colocam do outro lado – no papel de Big Boss, o vilão dos primeiros jogos antes da infâmia, você deve montar a sua própria base mãe e lotá-la de soldados mercenários recrutados no próprio campo de batalha.

E agora você pode fazer isso também em 3D&T! Montar e administrar uma base mãe pode ser um ato final muito divertido para uma campanha longa, depois que o grupo adquiriu fama e histórias lendárias ao redor do mundo. Soldados voluntários os procurarão todos os dias para lutar em seus nomes, e caberá aos jogadores decidirem se os usarão para proteger o mundo de ameaças, ou se lançarão suas próprias campanhas de dominação mundial.

E, claro, você nem precisa se limitar a histórias inspiradas diretamente pelo jogo. Cenários como Brigada Ligeira Estelar e Mega City podem podem ser recheados de bases assim, e mesmo em Tormenta o grupo pode construir seus castelos e fortalezas militares para proteger (ou ameaçar) Arton.

Aliado: Base Mãe
Ter uma base mãe é considerado um tipo especial de Aliado. Se você segue as regras de Brigada Ligeira Estelar – ou as do netbook naves espaciais disponível aqui no site – pode considerá-la um Aliado Gigante. Se quiser limitar um pouco as coisas, o mestre pode considerar que apenas um personagem com Riqueza pode possuir a sua própria base mãe, ou ter acesso a uma através de um Patrono. Ou alternativamente, determinar que o grupo todo pode ter uma única base mãe, mas pela qual pode pagar em conjunto (então os 4 pontos para ter uma base Kiodai segundo o netbook de naves, por exemplo, poderiam virar 1 ponto pago por cada um dos quatro personagens do grupo).

A base deve ter uma ficha como qualquer personagem, construída seguindo as regras de Aliado, com as mesmas cinco características e podendo também possuir vantagens ou mesmo perícias. Esta ficha representa não só a própria base – a Resistência das suas matérias-primas, a Armadura das suas estruturas -, mas também o exército que vive dentro dela: uma base com Força alta possui um bom exército de infantaria, capaz de repelir qualquer ataque direto; já uma com grande Poder de Fogo provavelmente terá uma unidade de artilharia muito eficiente; Ataque Especial, Energia Extra e outras vantagens podem representar unidades com habilidades únicas ou equipamentos de combate especiais disponíveis às tropas; perícias representam unidades especializadas; e etc.

Como estamos falando de um exército, e não de soldados individuais, normalmente se considera que a ficha da base está pelo menos uma escala acima dos demais personagens – e uma verdadeira base mãe, com milhares de soldados alojados, pode ser grande o bastante para estar duas ou três! Grosso modo, podemos considerar que bases Sugoi correspondam a pequenos fortes, enquanto bases Kiodai devem ser fortalezas grandes o bastante para requisitarem uma administração especial. Já uma base Kami provavelmente seria uma cidade ou mesmo uma pequena nação inteiramente militarizada.

Você pode utilizar a ficha da base, com a sua escala de poder completa, sempre que uma ameaça bater de frente contra ela – por exemplo, um exército inimigo tentando cercá-la e invadi-la, ou um infiltrador individual que foi percebido pelos guardas e soou o sinal de alerta. Ou então, para agilizar o jogo, pode considerar as suas características como a ficha média dos soldados responsáveis por defendê-la de uma infiltração individual, reduzindo a escala de poder e concedendo a cada um o uso de pelo menos uma vantagem possuída pela base.

  • Recrutando novos membros. Além do custo da vantagem, personagens com uma base mãe também podem ceder qualquer quantidade de pontos de personagem ou PEs para melhorar a sua ficha. Considera-se que, quando fazem isso, é como se estivessem recrutando novos membros para o seu exército. Grosso modo, 1 PE cedido pelo personagem à base poderia equivaler a um novo recruta, seja um voluntário, soldado contratado, resgatado do campo de batalha ou prisioneiro com síndrome de Estocolmo. No entanto, como isto é 3D&T, lembremos que o tamanho exato do exército nunca é absoluto, e ela pode ser tão grande ou pequena quanto os jogadores quiserem – 10 PEs cedidos à base podem ser tanto dez recrutas medíocres como um único recruta especialmente habilidoso, que melhore significativamente as suas características.

Metalgear - Motherbase

Unidades Especiais
Uma verdadeira base mãe não pode ser formada apenas por soldados de infantaria. Oficiais e especialistas dividem-se em várias unidades para oferecer apoio tático e outros tipos de suporte às suas tropas.

Em regras, cada unidade funciona como uma nova característica exclusiva para bases mãe. Elas são compradas da mesma forma – 1 ponto de personagem ou 10 PEs aumentam a unidade em um nível -, e podem conceder benefícios diversos não só à base, mas também aos seus donos e tropas em missões de campo. Unidades com nível acima de 5 são possíveis, mas seguem normalmente os custos e regras de características sobre-heroicas.

Unidade de Combate (C). A unidade de combate da base é responsável pelo envio de tropas para cumprir missões ou oferecer apoio aos personagens. A pontuação total das tropas enviadas é igual ao valor desta característica – então uma base com C3 teria três pontos para gastar em um único personagem, ou dividido entre quantos personagens você quiser. As tropas sempre pertencem a uma escala de poder abaixo da escala da base; mas é possível multiplicar a pontuação final diminuindo a escala ainda mais. Então uma base Kiodai com C3 poderia enviar tropas Sugoi de 3 pontos (uma unidade de tanques, por exemplo), ou tropas Ningen de até 30 pontos.

Unidade de Defesa (D). A unidade de defesa da base é composta pelas tropas responsáveis por realizar a sua proteção em caso de uma tentativa de invasão ou infiltração. Cada ponto nesta característica concede à base ou suas tropas de defesa um bônus de FA+1 e FD+1 para defender-se de uma invasão ou infiltração, além de um ponto extra para os seus guardas na forma de equipamentos especiais.

Unidade de Desenvolvimento da Base (DB). A unidade de desenvolvimento da base é responsável por administrar os recursos disponíveis e promover o desenvolvimento e expansão da base. Para cada 10 PEs que a base ganhar em campanha, ela receberá uma quantidade de PEs bônus iguais ao seu valor nesta característica. Então uma base com DB3, ao receber 10 PEs durante a campanha, ganharia 3 PEs bônus, totalizando 13 novos PEs. (Obviamente, PEs bônus não acumulam para dar mais PEs bônus).

Unidade de Inteligência (I). A unidade de inteligência é responsável por reunir informações e dados que apoiem as tropas em missão. Para cada nível nesta característica, os personagens podem pedir ao mestre antes do combate que ele revele um dado de um inimigo que estejam enfrentando – como um valor de característica ou uma vantagem ou desvantagem que ele possua, por exemplo. Além disso, o valor desta característica pode ser usado como um bônus em qualquer teste de perícia, que pode ser usado uma vez por aventura para cada nível na unidade. Uma base com I3, por exemplo, poderia conceder a um de seus donos um bônus de +3 em qualquer teste de perícia, até três vezes por aventura.

Unidade Médica (M). A unidade médica é responsável por manter as tropas saudáveis física e mentalmente. O valor da característica é usado como bônus para todos os testes de Medicina dentro da base. Além disso, cada nível também aumenta em 1 PV e 1 PM a quantidade recuperada pelos personagens com um descanso curto dentro da base – um personagem com R2 em uma base com M3, por exemplo, recuperaria 5 PVs e 5 PMs com duas horas de descanso. Cada nível também permite realizar um teste extra de Medicina para manter um personagem Quase Morto vivo dentro da base. Por fim, cada nível nesta característica concede ao grupo 5 PEs bônus para adquirir itens de cura no começo de cada aventura.

Unidade de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A unidade de pesquisa & desenvolvimento é responsável por conceber e criar novas tecnologias de ponta para serem usadas pelas tropas. No início de cada aventura, o grupo que comanda a base possui uma pilha de pontos bônus para gastar iguais ao nível desta característica, representando os itens criados pela unidade. Estes pontos podem ser gastos com bônus de características, vantagens ou utilizando as regras de itens mágicos do Manual.

Unidade de Suporte (S). A unidade de suporte é responsável por oferecer apoio tático aos personagens em missões de campo. Para cada nível nesta característica, os personagens podem receber um dos seguintes benefícios uma vez durante a aventura:

  • Apoio aéreo. Desde que estejam em campo aberto, os personagens podem pedir suporte aéreo direto da base. Ele pode realizar um ataque ou defesa utilizando as características da base (por exemplo, solicitando um bombardeio de helicópteros ou uma cortina de bombas de fumaça), ou utilizar uma vez qualquer vantagem que a base possua. A escala do ataque é considerada um nível abaixo da escala da base (então uma base Sugoi realizaria um ataque Ningen, por exemplo).
  • Troca de equipamentos. O personagem pode trocar os pontos recebidos pela unidade de pesquisa e desenvolvimento, solicitando que um novo grupo de itens seja enviado para o campo.
  • Envio de itens. O personagem pode renovar o seu estoque de itens de cura, gastando novamente os PEs concedidos pela unidade médica.
  • Envio de tropas. A base pode enviar uma tropa de suporte com pontuação total igual ao nível da unidade de combate (veja acima).

Solicitar apoio da unidade de suporte requer o gasto de uma ação. Itens e tropas solicitadas, no entanto, demoram 1d rodadas para chegar.

Kit de personagem: Chefão
Função: baluarte.
Exigências: Aliado: Base Mãe, Boa ou Má Fama, Manipulação.

Sim, você também pode ser o Big Boss da sua base mãe! O chefão é alguém que, por seus feitos lendários do passado, reuniu em torno de si um séquito extremamente fiel, que obedece sem questionar mesmo os seus mais sombrios desígnios. Se irá usá-lo para salvar o mundo, ou condená-lo, é algo que só o próprio chefão é capaz de responder.

O mestre tem a opção de restringir este kit a apenas um personagem, mesmo que a base seja dividida por vários deles. Mas bases com mais de um chefão também não são exatamente impossíveis – ela pode ser uma sociedade, ou os líderes podem ser amantes, gêmeos, sósias…

Extração de inimigo. Sempre que você derrotar um inimigo sem matá-lo, pode extraí-lo para a base e tentar convencê-lo a se juntar ao seu exército. Faça um teste Médio de Manipulação. Se tiver sucesso, a sua base ganhará 1 PE bônus. Inimigos muito poderosos, a critério do mestre, podem requerer um teste Difícil, mas também darão mais PEs bônus, seguindo as regras para inimigos fortes do Manual 3D&T Alpha.

Heroi lendário. O seu carisma e feitos lendários atraem constantemente novos soldados à sua base. A cada 2 PEs que você receber em aventuras, a sua base mãe ganhará 1 PE bônus automaticamente.

Ogiva. A sua base possui uma ogiva nuclear, ou outra arma de destruição em massa equivalente, que pode ser usada para realizar um ataque com o PdF da base x2, em escala Kami, com efeito Amplo (como na vantagem para Ataques Especiais). Ela só pode ser usada uma vez (mas você pode adquirir outra ogiva pagando novamente o custo da habilidade). Por causa do medo que ela gera, enquanto tiver uma ogiva nuclear na sua base você ganha um bônus de +3 em qualquer teste de Manipulação; no entanto, também passa a sofrer os efeitos da desvantagem Má Fama, se já não a possuía, sem ganhar pontos por ela. Se você possui Boa Fama, ela é anulada enquanto você possuir uma ogiva.

NOTA: o poder a seguir é um spoiler de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Para lê-lo, selecione o texto abaixo, escrito na mesma cor do fundo da página.

Sósia. Você possui um sósia que o substitui em missões e situações em que a sua vida esteja em risco. Apenas você e um conjunto de aliados próximos sabem da sua existência. O sósia possui a mesma ficha que você, e evolui sempre da mesma forma – na prática, é como se você tivesse dois personagens, ambos com a mesma ficha. Você não pode usar ambos ao mesmo tempo (afinal, é preciso manter as aparências e a ilusão de que ambos são a mesma pessoa), mas, caso sinta que está sob risco, pode gastar 1 PM para determinar que quem você está interpretando é o seu sósia, e não você. Apenas note que, caso o seu sósia morra em uma aventura, ele será perdido para sempre.

Imagens copyright ® Konami Digital Entertainment

BURP • 13/01/2016
tags: 3D&T , Adaptação

Comentários