O que é RPG?

RPG é sobre criar e vivenciar grandes aventuras. É como ler ou assistir O Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter ou Game of Thrones — com a diferença que no RPG, em vez de apenas acompanhar o herói, você se torna ele!

editora-o-que-eh-rpg
 
RPG é a sigla para roleplaying game, que em inglês significa “jogo de interpretação”. Ele surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, mas desde então se espalhou pelo mundo.

Em uma partida de RPG há dois tipos de participantes: o mestre e os jogadores. O mestre conta uma história para os jogadores, que, por sua vez, interpretam personagens dentro dela. À medida que a história avança, surgem desafios, que os jogadores devem resolver no papel de seus personagens. Assim, o RPG é como um teatro de improviso, com duas diferenças: primeiro, todas as ações acontecem na imaginação dos participantes; segundo, há regras para determinar o resultado dessas ações.

Os livros de RPG trazem essas regras, assim como idéias para o mestre criar suas histórias.

O RPG incentiva a leitura, o trabalho em equipe e a criatividade. É divertido, pois permite que você assuma o papel de seus heróis preferidos — ou crie os seus próprios. É abrangente — existem RPGs de fantasia, de super-heróis, de ficção científica, de espionagem… É mais poderoso que qualquer videogame, pois só é limitado pela sua imaginação. E é uma chance de se reunir com seus amigos e criar uma história em conjunto, que será lembrada por anos!
 

Como começo a jogar?

Para jogar RPG você precisa de três coisas. A primeira é um livro básico, que explica como o mestre pode criar histórias e como os jogadores podem criar personagens. Bons livros básicos para iniciantes incluem o Manual 3D&T Alpha, para aventuras no estilo dos mangás e games, e Dragon Age, para fantasia medieval. Se você quiser mais opções, consulte o catálogo completo da Jambô clicando no botão “RPG”, acima!

RPGs usam dados especiais para definir o resultado das ações dos personagens, então você vai precisar de alguns deles. O livro básico diz quais dados comprar.

Por fim, o RPG é um jogo coletivo, então além do livro básico e dos dados você vai precisar de amigos. Um grupo de jogo tem normalmente de quatro a seis pessoas.

O último ingrediente — e o mais importante — é a imaginação. O mestre descreve e interpreta a história para os jogadores, que descrevem e interpretam as ações de seus personagens. Jogar RPG é como ser o diretor de um filme ou o escritor de um romance. Prepare-se para ser criativo! Lembre-se de que o RPG é um jogo cooperativo. Nele, não existem vencedores ou perdedores, e o objetivo de todos é o mesmo: criar uma história interessante e envolvente. No RPG, você ganha quando se diverte!

Agora que você já conhece o básico do RPG, escolha um livro que o agrade, chame seus amigos e comece a jogar. Há um mundo esperando por você. Entre nele!

Jambô Editora • 01/06/2009
tags: RPG

Comentários