O que É RPG?

Certamente você já se emocionou com histórias como O Senhor dos Anéis, Star Wars ou Harry Potter. É divertido assistir esses filmes, ler esses livros… Mas há algo ainda melhor! Se alguma vez você pensou em ser o herói, em vez de apenas acompanhar suas aventuras, seja bem-vindo ao mundo do RPG.

editora-o-que-eh-rpg
 
RPG é a sigla para roleplaying game, que em inglês significa “jogo de interpretação”. Ele surgiu em 1974 com o lançamento de Dungeons & Dragons, o primeiro RPG do mundo, criado pelos norte-americanos Gary Gygax e Dave Arneson. Desde então, o RPG se espalhou pelo mundo. Atualmente, ele é jogado nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, aqui no Brasil e até no espaço! Devido a sua natureza cooperativa (como você vai ver adiante), o RPG é o hobby indicado pela NASA (a Agência Espacial Norte-americana) aos seus astronautas.

Em uma partida de RPG há dois tipos de participantes: o mestre e os jogadores. O mestre conta uma história para os jogadores, que, por sua vez, interpretam personagens dentro dela. À medida que a história avança, surgem desafios, que os jogadores devem resolver no papel de seus personagens. Assim, o RPG é como um teatro de improviso, com duas diferenças: primeiro, todas as ações acontecem na imaginação dos participantes; segundo, há regras para determinar o resultado dessas ações.

Os livros de RPG trazem essas regras, assim como idéias para o mestre criar suas histórias.

O RPG incentiva a leitura, o trabalho em equipe e a criatividade. É divertido, pois você pode assumir o papel de seus heróis preferidos (ou criar os seus próprios!). É abrangente — existem RPGs de fantasia, de super-heróis, de ficção científica, de espionagem… É mais poderoso que qualquer videogame, pois o único limite do RPG é a sua imaginação. E é uma chance de se reunir com seus amigos e criar uma história em conjunto, na qual todos se divertem.
 

Como começo a jogar?

Começar a jogar RPG é simples. O primeiro passo é ler um livro básico, que explica como o mestre pode criar histórias e como os jogadores podem criar personagens. Bons livros básicos para iniciantes incluem Dragon Age, voltado para fantasia medieval, e o Manual 3D&T Alpha, voltado para aventuras no estilo dos mangás e games. Se você quiser algo mais avançado, pode escolher Tormenta ou Mutantes & Malfeitores, um RPG para aventuras modernas e de super-heróis, como Homem-Aranha, Batman e X-Men.

RPGs usam dados para definir o resultado das ações dos personagens. Cada livro básico diz que dados você vai precisar, e eles podem ser encontrados em lojas especializadas.

O RPG é um jogo coletivo, então além do livro básico e dos dados você vai precisar de alguns amigos. Um grupo de jogo tem normalmente de quatro a seis pessoas.

O último ingrediente — e o mais importante — é a imaginação. O mestre descreve e interpreta a história para os jogadores, que descrevem e interpretam as ações de seus personagens. Jogar RPG é como ser o diretor de um filme ou o escritor de um romance. Prepare-se para ser criativo! Lembre-se de que o RPG é um jogo cooperativo. Nele, não existem vencedores ou perdedores, e o objetivo de todos é o mesmo: criar uma história interessante e envolvente. No RPG, você ganha quando se diverte!

Agora que você já conhece o básico do RPG, escolha um livro que o agrade, chame seus amigos e comece a jogar. Há um mundo esperando por você. Entre nele!

Jambô Editora • 01/06/2009

Comentários