Essa Bala Tem Seu Nome

Gostou do suplemento Mundos dos Deuses? Então delicie-se com ainda mais opções para seu pistoleiro arcano!

Uma das novas classes variantes introduzidas no recente suplemento Mundos dos Deuses é o mago pistoleiro arcano. Equipado com pistola e cápsulas especiais que lhe permitem lançar magias sem falar palavras mágicas, apenas disparando-as contra amigos e inimigos, o pistoleiro trouxe muitas dúvidas por suas diferenças em relação aos conjuradores mais clássicos.

Sabendo disso, resolvi abordar as perguntas mais frequentes a respeito do pistoleiro arcano até aqui. Também adicionei novas opções, para deixar o pistoleiro mais próximo de outros conjuradores do sistema. Vamos lá!

 

Alcance Pessoal: como o pistoleiro arcano lança magias de alcance pessoal?

R: fica a critério do jogador e do mestre. Você pode dizer que ele dá um tiro na própria cabeça, no bucho ou nos pés; ou que ele dispara para cima ou para frente ou para baixo e uma onda de energia mágica o envolve… o importante é que ele esteja com a arma em mãos e a dispare.

 

Arcabuz Arcano: posso usar magias com alcance de toque em aliados com esse mistério arcano?

R: sim. Se estiver usando este mistério, você pode lançar uma magia de toque, como astúcia da raposa, em todas as criaturas dentro de um cone de 6m. Você faz uma única jogada de ataque e compara com a CA de cada alvo na área, sejam aliados ou inimigos.

 

Arma: a pistola arcana é considerada uma arma para efeitos de aquisição dos talentos Foco em Arma e derivados? Ela pode se beneficiar dos efeitos de prata da casa e arma de estimação da classe de prestígio mestre armeiro?

R: não, não e não. O mesmo vale para outras habilidades que dão uma arma, como o talento Arma de Família ou a habilidade de classe arma impossível, do campeão do aleatório.

 

Armaduras: o pistoleiro arcano precisa fazer testes de Identificar Magia para disparar magias ao usar armaduras?

R: sim, como qualquer outro mago. O mesmo vale para chance de falha de magia arcana, se o mestre usar esta regra opcional.

 

Desprevenido: o pistoleiro arcano fica desprevenido quando dispara uma magia?

R: sim, ele fica desprevenido normalmente quando dispara magias. Como todo conjurador se preocupa com isso, o talento Magias em Combate também é uma boa opção para o pistoleiro arcano.

 

Duas Pistolas: um pistoleiro arcano pode empunhar duas pistolas arcanas com Combater com Duas Armas?

R: fica a critério do mestre. No caso, o problema principal é como ele teria duas pistolas arcanas para disparar. Em tese não é um item encontrado à venda, mas construído pelo próprio pistoleiro.

 

Grimórios: Se o mestre usar a regra de grimórios (Manual do Arcano, p. 112), como interagem grimório e pistola?

R: o mestre pode escolher uma das seguintes opções:

a) o pistoleiro tem que ter grimório e pistola; ele aprende e prepara magias usando o grimório, e só pode lançar as magias com a pistola.

b) ao contrário de outros magos, o pistoleiro não precisa do grimório, só da pistola e das cápsulas. Porém, ele não pode aprender magias de grimórios – só as que aprende conforme sobe de nível.

c) o pistoleiro não precisa de grimório, mas pode aprender magias a partir deles. O teste e gastos necessários são iguais aos do Manual do Arcano.

 

Grudar o Cano: como esse talento funciona para o pistoleiro arcano?

R: se você disparar a pistola arcana adjacente ao alvo, recebe +2 na jogada de ataque de toque à distância e aumenta a margem de ameaça em +1 no caso de magias de toque à distância que causam dano de PV. O talento não afeta o mistério granada arcana. No caso de arcabuz arcano, afeta o alvo adjacente com o efeito do talento, mas não outros alvos na área de dano/efeito do arcabuz.

 

Inovações Tecnológicas: posso usar essa habilidade da classe de prestígio mestre armeiro (Guia da Trilogia) em uma pistola arcana?

R: sim, mas só as seguintes inovações fariam algum sentido para ela: precisa, recarga rápida, trava de segurança, mira telescópica (mas o dano de um ataque furtivo só se aplicaria a magias de alvo único de dano de PV), explosiva (só se aplicaria a magias de dano de PV), truque, giratória e acessibilidade.

 

Item de Poder: a pistola arcana conta como um item de poder?

R: não. Ela é uma habilidade de classe diferente.

 

Poderes Especiais: é possível encantar sua pistola arcana com bônus ou poderes especiais de arma como drenante, flamejante etc?

R: não.

 

Preconceito e Criminalidade: pistoleiros arcanos sofrem o mesmo preconceito e restrições que um usuário de armas de fogo por andar pelo Reinado com uma pistola arcana?

R: sim, porque a pistola arcana provavelmente vai ser confundida com uma arma de fogo. Tecnicamente, eles devem ser raríssimos em Arton, já que vem de um mundo sem ligações planares com esse mundo – magias de viagem planar não funcionam para ir ou voltar de Skerry, e gog’magogues não conseguem pousar em Arton.

 

Rapidez de Recarga: este talento me afeta se eu tiver Revólver Arcano ou Tambor Triplo?

R: sim. Neste caso, você pode carregar 2 ou 3 cápsulas com uma ação de movimento. Mas você só pode disparar uma magia por rodada, a menos que tenha talentos ou habilidades que permitam mais disparos, como Tiro Rápido ou Tiro Múltiplo.

 

Sem Gestos: o pistoleiro arcano pode usar o talento Magia Sem Gestos?

R: não. Ele sempre precisa das mãos para disparar magias, e pelo menos uma delas deve estar segurando a arma.

 

Talentos: quais talentos afetam a pistola arcana?

R: é difícil fazer uma lista completa, até porque sempre surgem novos suplementos, o que pode dificultar uma lista que se pretenda como tal. Em vez disso, vou explicar o que funciona e porquê, com exemplos.

Talentos que dão bônus na jogada de ataque normalmente funcionam com a pistola arcana. Esses bônus só se aplicam quando a pistola arcana é usada para disparar magias de toque à distância. Exemplos: Foco em Raio, Grudar o Cano, Mira Apurada, Tiro Certeiro.

Talentos que dão bônus nas jogadas de dano só se aplicam a magias disparadas pela pistola arcana se elas causam a perda de pontos de vida. Exemplos: Especialização em Raio, Mago de Combate, Na Mosca, Tiro Certeiro.

Talentos que exigem uma arma específica normalmente não funcionam com a pistola arcana. Exemplos: Acerto Crítico Aprimorado, Foco em Arma. As exceções são Rapidez de Recarga e Saque Rápido.

Talentos que alteram a margem de ameaça só se aplicam a magias disparadas pela pistola arcana se elas causam a perda de pontos de vida. Exemplos: Grudar o Cano, Mira Mortal.

Talentos que oferecem ataques extras funcionam com a pistola arcana. Exemplos: Tiro Múltiplo, Tiro Rápido.

Outras interações ficam a cargo do mestre. Use os talentos listados no mistério arcano truques com a pistola como um guia geral de quais talentos funcionam com a pistola arcana.

 

Tiro Múltiplo e Tiro Rápido: como funcionam esses talentos com a pistola arcana?

R: em duas partes:

Tiro Múltiplo: se tiver duas cápsulas já carregadas na pistola arcana, você pode usar uma ação padrão para disparar duas magias que tenham tempo de execução de uma ação padrão num mesmo alvo a até 9m. Se forem magias de toque à distância, você tem uma penalidade de –4 nas jogadas de ataque.

Tiro Rápido: se tiver duas cápsulas já carregadas na pistola arcana, você pode usar uma ação completa pra disparar duas magias que tenham tempo de execução de uma ação padrão. Se forem magias de toque à distância, você tem uma penalidade de –2 nas jogadas de ataque. Pode acertar alvos diferentes.

 

Novo Equipamento: Cápsulas Materiais

Estas cápsulas especiais só podem ser usadas por um mago pistoleiro arcano. A magia armazenada na cápsula recebe um efeito especial relacionado a seu material. Depois de disparadas, as cápsulas materiais são destruídas. Seu custo é variável, de acordo com o material, mas sempre são vendidas em conjuntos de 10 cápsulas.

Cápsulas de Aço-Rubi de Drashantyr: ao disparar uma magia com essas cápsulas, role 1d4. Com um resultado 4, a dificuldade do teste de resistência contra a magia aumenta em CD+2. Preço: 300 TO.

Cápsulas de Adamante de Ordine: magias com alcance de 9m ou menor disparadas com essas cápsulas têm sua duração duplicada, como se afetadas pelo talento Estender Magia. Preço: 600 TO.

Cápsulas de Chumbo de Sombria: magias que causam dano disparadas com essas cápsulas causam 1d4 pontos de dano adicional de energia negativa. Um personagem não pode carregar cápsulas com magias do descritor cura se tiver cápsulas com poeira de lich já carregadas. Preço: 200 TO.

Cápsulas com Areias de Magika: ao carregar uma magia em uma dessas cápsulas, role 1d4. Com um resultado 4, a magia custa 1 PM a menos para ser preparada (mínimo de 1 PM). Preço: 200 TO.

Cápsulas de Ferro de Werra: magias que causam dano disparadas com essas cápsulas causam 1d4+1 pontos de dano adicional. Contudo, o pistoleiro sofre 1 ponto de dano ao disparar estas magias. Preço: 150 TO.

Cápsulas de Gelo Eterno de Drashantyr: magias que causam dano com o descritor frio disparadas com essas cápsulas causam 2 pontos de dano adicional de frio. Um personagem não pode pode carregar cápsulas com magias do descritor fogo se tiver cápsulas de gelo eterno já carregadas. Preço: 300 TO.

Cápsulas de Madeira-ferro de Skerry: um efeito de ressonância faz com que um pistoleiro arcano que dispare uma magia com essas cápsulas receba redução de dano 1 até seu próximo turno. Contudo, o pistoleiro não pode carregar cápsulas com magias do descritor eletricidade se tiver cápsulas de madeira-ferro já carregadas. Preço: 60 TO.

Cápsulas de Mitral de Odisseia: magias de toque à distância que causam dano de pontos de vida disparadas com essas cápsulas têm sua margem de ameaça aumentada em 1 ponto. Preço: 800 TO.

Aura tênue; Criar Itens Maravilhosos; Preço variável.

Agradecimentos aos amigos do Fórum da Jambô que fizeram as perguntas respondidas aqui: RoenMidnight, Hitoshura, Felipe Noronha, Khrjstjano, Senimaru, Lucena, ISMurff e Saitomath.

Álvaro "Jamil" Freitas • 03/04/2017

Comentários