Lendas de Arton #2 – Razlen Greenleaf

Conheça a divindade protetora do reino florestal de Arton.

Esta é Lendas de Arton, minha coluna mensal. Nela, trago um NPC adaptado para Tormenta Alpha (e, de vez em quando, algum material extra). Como sempre, as regras aqui estão prontas para serem usadas apenas com o Manual 3D&T Alpha. Se você usa o Manual do Aventureiro Alpha, vai perceber que alguns poderes de kits estão diferentes — isso porquê eles aparecem atualizados aqui na coluna.

Neste mês, temos o antigo sumosacerdote de Alihanna que ascendeu a divindade menor — o protetor e regente do reino que leva seu nome: Razlen Greenleaf.

LdA-cabecalho

Razlen Greenleaf

“As criaturas da floresta oferecem conforto ao coração atormentado”
— Razlen Greenleaf

Razlen Greenleaf se tornou sumosacerdote de Allihanna antes mesmo do término da Infinita Guerra contra os hobgoblins em Lamnor. Ele foi o primeiro a saber, por meio dos animais da floresta, da existência de um comandante bugbear que estava unificando as tribos goblinoides. Razlen tentou insistentemente alertar o rei Khinlanas e o conselho de Lenórienn, sua cidade natal, sobre a aproximação de Thwor Ironfist, mas foi desacreditado pela prepotência e arrogância élfica. Decepcionado, abandonou Lamnor para sempre.

Razlen se tornou um eremita na Floresta dos Espinheiros, ao norte de Tapista. Ali, com seu grande poder, acabou dominando toda a região e os arredores passaram a ser conhecidos como o Reino Greenleaf. Durante o caos causado no mundo pela queda de Glórienn, ele ascendeu como divindade menor, abrindo mão de seu papel como sumosacerdote e se tornando o deus protetor de Greenleaf, responsável por monitorar a Área de Tormenta das Lannestull.

Razlen Greenleaf, 62KiLdA-Razlen

F2 (corte ou esmagamento), H5, R6, A8, PdF2 (perfuração); 60 PVs, 72 PMs.

Kits: Clérigo de Allihanna (amigo dos animais, dom da profecia e memória racial) e Druida de Alihanna (forma selvagem); Druida-Rei (corpo vegetal, fera suprema e olhar ameaçador) e Divindade Menor (regeneração divina, ordenar clérigos e supercaracterística).

Vantagens: Elfo; Filho de Lenórienn (regional: Lenórienn); Arena (ermos), Clericato (Alihanna), Elementalista (água e terra), Inimigo (youkai), Magia Branca, Magia Elemental, Magia Irresistível, Nicho (Greenleaf), Patrono (Alihanna), Pontos de Magia e Vida Extras ×3, Resistência à Magia, Sentidos Especiais (todos) e Telepatia.

Desvantagens: Código de Honra (Alihanna)
e Devoção (veja abaixo).

Perícias: Animais e Sobrevivência.

Magias: 40 PEs em magias de ataque, cura, proteção e dominação.

Filho de Lenórienn (regional; 0 pontos): personagens nascidos em Lenórienn calculam seus PMs como R×6.

Nicho (0 pontos): Razlen é a divindade menor de Greenleaf, sendo automaticamente bem-sucedido em qualquer teste que a envolva.

Código de Honra (Alihanna; –1 ponto): mesmo sendo uma divindade menor, Razlen continua seguindo os preceitos de Alihanna: não usar armaduras de metal ou armas cortantes (exceto no caso de itens naturais, como partes de animais que tiveram morte natural, ou gerados por magia). A morte de animais selvagens só é permitida em defesa própria. Não recupera PVs e PMs em cidades.

Devoção (–1 ponto): Razlen é responsável por Greenleaf e deve usar seus poderes apenas em prol dessa comunidade. Ele não pode “se aventurar” sem sofrer os efeitos desta desvantagem, exceto quando a missão envolve o bem-estar direto do reino.

Amigo dos Animais. Razlen recebe H+2 em testes da perícia Animais.

Corpo Vegetal. por 5 PMs, Razlen pode gastar um turno para se transformar em um ente até o fim do combate. Nessa forma, ele recebe Armadura Extra contra tudo, exceto fogo e magia. Também gera uma aura constante de Enfraquecer Magia (Manual 3D&T Alpha, pág. 93) em seu entorno, além de poder usar as magias Cura Mágica, Criar Pântano e Monstros do Pântano sem gastar PMs.

Dom da Profecia. Razlen pode meditar por dois turnos inteiros para ter uma visão do futuro. O alvo da profecia pode repetir uma rolagem de dados e escolher o melhor resultado entre as duas. Ele pode gastar outros dois turnos para usar esse poder, mas não pode ter uma nova visão antes que a anterior se cumpra.

Fera Suprema. Gastando uma ação e 1 PM, Razlen recebe um dos seguintes efeitos quando assume sua Forma Selvagem:

     • Armadura Natural: dobra seu valor de A.

     • Atropelar: Razlen atropela o alvo, obrigando-o a gastar um movimento e interrompendo qualquer efeito que exija que o personagem se mantenha imóvel.

     • Inspirar: Razlen se torna incapaz de atacar ou mover-se, mas todas as magias e efeitos de cura dos outros personagens tem sua eficácia dobrada durante uma quantidade de turnos igual sua Resistência.

Forma Selvagem. Razlen recebe uma Forma Alternativa (um imenso tigre dentes-de-sabre). Esta forma recebe Sentidos Especiais (escolha três), Inculto e Modelo Especial; e serve como pré-requisito para a aquisição do superkit Druida-Rei no lugar da vantagem Forma de Fera.

Memória Racial. Razlen pode escolher um sucesso automático em testes de Animais ou Sobrevivência H+1 vezes ao dia.

Olhar Ameaçador. Por 1 PM por alvo, Razlen pode concentrar os ataques dos oponentes em si. Ele também sempre é considerado a criatura mais perigosa em combate.

Ordenar Clérigos. Clérigos de Razlen podem conjurar Armadura de Allihanna como se gastassem 6 PMs, sem gastar PMs de fato, por até H+1 vezes ao dia.

Regeneração Divina. Razlen recupera por turno o dobro de sua R, em PVs. Ele pode cessar esse efeito para recuperar R PMs por turno.

Supercaracterística. A Armadura de Razlen conta como se pertencesse a uma escala superior.

Táticas
Razlen é um protetor. Ele atuará inicialmente como baluarte de heróis que estejam protegendo a floresta, conjurando magias como Aumento de Dano e Proteção Mágica Superior — graças à sua Regeneração Divina, ele não deverá perder tantos PMs por isso. Então, ele passa a atuar como tanque, ativando Corpo Vegetal e Olhar Ameaçador para concentrar os ataques dos inimigos em si, contando com sua A em escala Kami para segurar os ataques, enquanto conjura magias de proteção sobre si mesmo e oferece suporte aos demais personagens. Independente da forma que atue, Razlen sempre vai tentar diminuir os danos causados à floresta, levando o combate para fora de seu domínio, se possível..

Razlen, Forma de Tigre-dentes-de-sabre, 62Ki

F7 (corte ou perfuração), H6, R6, A4, PdF0; 80 PVs, 96 PMs.

Kits: Druida de Alihanna (garras de fera) e Ranger de Alihanna (crítico aprimorado: monstruoso e passo silencioso); Divindade Menor (regeneração divina, ordenar clérigos e supercaracterística).

Vantagens: Filho de Lenórienn (regional: Lenórienn); Aceleração, Arena (ermos), Ataque Especial (Investida Selvagem: F; penetrante, perigoso e poderoso), Ataque Múltiplo, Inimigo (youkai), Magia Elemental, Nicho (Greenleaf), Patrono (Alihanna), Pontos de Magia e Vida Extras ×5 e Sentidos Especiais (todos).

Desvantagens: Código de Honra (Alihanna), Devoção, Inculto e Modelo Especial.

Perícias: Animais e Sobrevivência.

Magias: os mesmos 40 PEs da forma original (ele não consegue lançar todas as magias nessa forma).

Itens: quando está nessa forma, o couro de Razlen funciona como uma armadura mágica que oferece Armadura Extra (F e PdF).

Crítico Aprimorado (monstruoso). Quando faz um acerto crítico contra um oponente com a desvantagem Monstruoso, a F ou PdF de Razlen é multiplicada mais uma vez.

Garras de Fera. Durante a batalha, se lutar desarmado, Razlen pode gastar seu movimento e ação para fazer dois ataques numa mesma rodada.

Passo Silencioso. Por 1 PM, Razlen pode realizar o primeiro ataque contra um oponente como se ele estivesse surpreso.

Supercaracterística. Na forma de tigre, a Força de Razlen conta como se pertencesse a uma escala superior.

Táticas
Nesta forma, Razlen torna-se bem mais agressivo. Sua manobra padrão é fazer dois ataques por turno com Garras de Fera, usando Ataque Especial, com Força Kami. Caso ele fique Perto da Morte ou sem PMs, vai assumir um comportamento defensivo, enquanto recupera as energias.

Aventuras
Razlen mantém sua índole reservada, dificilmente recebendo qualquer visitante. Os únicos momentos em que sabe-se que ele fará aparições públicas são durante os conclaves druídicos que acontecem em uma grande clareira na Floresta do Espinheiro. Muitos candidatos a druida se embrenham lá, vagando sem rumo, na esperança de que o protetor os acolha como aprendizes. Não se sabe, contudo, se isso dá resultado. Atualmente, apenas um ataque ou invasão de grandes proporções seria capaz de fazer com que Razlen entrasse pessoalmente em combate. Há quem diga que ele está aprimorando secretamente sua forma de fera para combater Rakasha, a Lekael da área das Lannestul, quando o momento certo chegar.

Quer saber mais sobre Greenleaf? Você pode ler tudo sobre o Reino Natural aqui mesmo no site da Jambô.

Agradecimentos ao Marlon “Armageddon” pela revisão e referências. Domo arigatou!

Ilustração por Erica Awano.

Tem alguma sugestão de NPC ou conteúdo que seja legal de trazer para a coluna? Achou algum furo na ficha? Tem uma estratégia combada e elfofóbica para derrotar Razlen? Ficou com alguma dúvida? Comente aí!

Tiago "Oriebir" Ribeiro • 11/09/2017

Comentários