Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
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Shion
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Dez 2019, 15:41

Ela rouba energia vital.
Justamente por isso não faz sentido um Morto-Vivo poder usar. Não acho que um Zumbi se beneficie disso.

O Vampiro em si é um caso a parte em vários aspectos na categoria de morto-vivo, mas por via de regra ainda sofre o mesmo problema com a cura. Saciar a sua sede pelo sangue não cura ele, só mantém a Dependência em dia.
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Lord Seph
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 02 Dez 2019, 16:36

Não fazer sentido não importa se as regras não limitam.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
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Shion
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Dez 2019, 19:40

Mas as regras limitam se conta como um tipo de cura mágica, e uma magia que recupera PVs entra nessa categoria a não ser que a regra explicitamente diga o contrário, como as magias de cura para mortos-vivos e construtos (por serem mais expecíficas).

Então ou só funciona para criaturas vivas ou funciona pra todo mundo, inclusive construtos.
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Lord Seph
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 02 Dez 2019, 19:47

Não é cura Mágica, essa é a questão.

A magia diz apenas que recupera PVs na proporção que consome da vítima.

E ela diz que só funciona em seres vivos, mas nada sobre você estar vivo.
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Waldson
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 02 Dez 2019, 19:49

Eu não lembro em que livro eu li, mas eu li que "o especifico sobrepõe o genérico" (acho que foi no MMag). de forma que temos os seguintes genéricos...

Para Construtos.
• Reparos. Construtos nunca recuperam Pontos de Vida nem com descanso, nem através de cura, magia, poções ou itens mágicos. Eles podem ser consertados por alguém que possua a perícia Máquinas: um teste bem-sucedido de Habilidade +1 restaura 1 PV em meia hora. Em caso de falha, uma nova tentativa vai consumir mais meia hora. A critério do mestre, o conserto pode levar 8 horas sem testes.
Ou seja, Roubo de vida não recupera os PVs de um construto porque desde o começo o livro usa a lógica e diz que não rola...

De específico para esse caso temos a magia "conserto".

Para mortos vivos temos o Genérico...
• Energia Negativa. Mortos-vivos não podem ser curados com medicina, magias, poções ou outros itens mágicos de cura (usadas contra eles, essas coisas causam dano em vez de curar). Eles só recuperam Pontos de Vida com descanso, ou com a magia necromante Cura para os Mortos. Mortos-vivos nunca podem ser ressuscitados, exceto com um Desejo.
E mais...
Magias e poderes que afetam youkai, também afetam mortos-vivos.
Agora vejam a diferença entre o que escreveram em Construtos e Mortos Vivos. Em construtos eles disseram "nunca recuperam PVs com magia" Enquanto Mortos vivos "Não podem ser curados com magia de cura"

Então, roubo de vida transfere PVs de um alvo até o usuário. De forma que recupera os PVs do usuário... Não necessariamente curando-o no sentido literal, pode apenas sustentar o usuário de alguma maneira... talvez fechando as feridas, ou tornar um ser imaterial mais palpável e visível... Ou não...

Vejamos o que Roubo de vida diz...
Roubo de Vida
Escola: Negra
Custo: 1 PM por turno (veja adiante)
Alcance: toque; Duração: enquanto o toque durar
Também conhecida como “A Mordida do Vampiro”,
esta magia permite ao mago roubar a energia vital de outra
pessoa apenas tocando-a. O mago pode gastar 1 PM e
roubar 1d Pontos de Vida por turno (que serão transferidos
para seus próprios PVs, sem exceder o limite máximo).
Esta magia afeta apenas criaturas vivas.
Ali em negrito acredito que é de comum acordo que se refira aos alvos da magia excluindo os usuários da magia... Se fosse aos usuários e alvos então automaticamente nenhum morto vivo nem construto se beneficiaria dela. Mas sendo apenas aos alvos...

Construtos não se beneficiariam (exceto os que tem parte dos PVs normais como ciborgues), pois eles não teriam como "recuperar PVs".

Mortos vivos por outro lado, entram totalmente na interpretação do narrador, pois essa magia não CURA. Ela Rouba PVs de um ser vivo... E eu não vejo nada mais lógico que um morto vivo sustentar sua existência do que roubando a energia vital dos vivos... A magia transfere PVs, isso não necessariamente fecha ferimentos. Os zumbis podem comer a carne para continuar andando após vários tiros atravessarem seus corpos, os vampiros podem usar essa energia para "reparar" seus corpos, os fantasmas para se manterem sãos... Depende do narrador e do cenário...

Em vampiro a máscara os vampiros podem beber sangue (inclusive a distância por meio de taumaturgia), em aparição o limbo os fantasmas se abastecem dos sentimentos dos vivos... Em múmia a ressurreição as múmias são realmente seres vivos e imortais, muito mais vivos que os humanos.

O que eu estou tentando dizer é que PVs não representam necessariamente a sua vitalidade (seria ridículo achar que um fantasma tem vitalidade... kkkkkkkkk)... Eles representam sim, sua "integridade existencial naquele plano".

Sei que parece meio bizarro mas isso é sustentado pelo livro básico... (como tudo que tirei até aqui...)
Pontos de Vida, ou PVs, são a “barra de energia” do personagem. Um tipo de “energia
heroica”, o poder de um herói, vilão ou criatura de tolerar mais dano que pessoas normais.

Já os Pontos de Magia, ou PMs, são a energia que ele usa para ativar poderes especiais.
Ou seja, a energia vital dos vivos servir para que um morto vivo possa sustentar mais dano é 100% lógico para mim.

Mas para alguns narradores não é....

Dizer que roubo de vida cura só porque seus PVs são restaurados é o mesmo que considerar que PVs representam unicamente energia vital, e isso não é verdade porque fantasmas e construtos não possuem energia vital mas possuem pontos de vida assim mesmo.

Na minha opinião, construtos não conseguem ter nenhum benefício de Roubo de vida, mortos vivos sim. Mas mortos vivos podem tecnicamente serem barrados por um narrador com uma interpretação diferente... só não vejo um motivo para isso... Na verdade eu acho bem interessante um morto vivo sugar vidas por aí... é disso que se trata as vidas amaldiçoadas dessas criaturas.
Editado pela última vez por Waldson em 02 Dez 2019, 19:54, em um total de 1 vez.

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Lord Seph
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 02 Dez 2019, 19:53

O engraçado de tudo isso é que um simples implemento acaba com isso, pois não é magia e o ato de curar pode ser outra funcionalidade.
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 02 Dez 2019, 19:58

Lord Seph escreveu:
02 Dez 2019, 19:53
O engraçado de tudo isso é que um simples implemento acaba com isso, pois não é magia e o ato de curar pode ser outra funcionalidade.
Tecnicamente, Implemento e habilidades extraordinárias excluem esses problemas, quando se fazem presentes no jogo, mas tem um outro detalhe que pode ser usado...

O fato que as magias em 3d&t possuem "variantes". Ataque mágico pode ser uma variante com 8 ou mais magias... Afinal, ela pode tomar várias formas, como lâminas de água, farpas de gelo, pedras esmagadoras, raios elétricos, ondas sonoras, etc...

Do mesmo modo roubo de vida pode ser uma magia com "variantes" onde "um vampiro usa uma variante que sirva para ele".

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Shion
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Dez 2019, 21:55

Bom, da mesma forma que 'se uma magia causa dano' (perda de PVs) ela é uma 'magia de dano' (como é o caso dessa mesma magia em questão, lembro que já falamos a respeito disso), uma 'magia que cura PVs' também é uma 'magia de cura'. A não ser que algum lugar diga o contrário ela ainda será classificada assim.

Seria até estranho, tu usa uma magia e teus PVs magicamente aumentam e ela não ser uma magia de cura... Não que seja impossível, isso é 3D&T, mas dizer que 'faz sentido' é um pouco de exagero.
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Lord Seph
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 02 Dez 2019, 22:05

É que você enfiou na cabeça que a magia está de curando, quando na verdade você está roubando a energia vital do inimigo e transferindo para você.

Mesmo princípio do Roubo de Magia.
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Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Dez 2019, 22:25

Mas recuperar PVs é curar, a diferença é a explicação de como isso acontece. Nesse caso é através de magia.

Agora voltando ao assunto do Implemento/Superpoder, eles de fato quebram várias mecânicas, mas como a vantagem não está no MB fica complicado revisar as interações com o material antigo. O BURP comentou a respeito por exemplo de como a vantagem Cura não afeta Construtos, mesmo que ela não tenha um efeito mágico e mesmo que outras vantagens possam fazer isso (Energia Extra e Regeneração).

Então acaba que o sistema fica com cada vez mais inconsistências.

E sobre essa parte:
Energia Negativa. Mortos-vivos não podem ser curados com medicina, magias, poções ou outros itens mágicos de cura (usadas contra eles, essas coisas causam dano em vez de curar). Eles só recuperam Pontos de Vida com descanso, ou com a magia necromante Cura para os Mortos. Mortos-vivos nunca podem ser ressuscitados, exceto com um Desejo.
Essa é a ênfase correta, magia E itens mágicos de cura (duas coisas separadas), não algo como 'magias mágicas de cura' :P
Editado pela última vez por Shion em 02 Dez 2019, 23:28, em um total de 1 vez.
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