Discussão e Dúvidas de Regras

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Kaus

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Kaus » 11 Fev 2019, 05:56

Obrigado pela resposta.

Agora, outra dúvida rápida: quando o texto de multiclasse diz que "Sempre que adquirir uma nova classe o jogador deve optar por receber um Talento ou uma Perícia da nova classe", talento nesse caso se refere as habilidades de classe, correto? Que, ou ele pega uma perícia treinada que não tenha, ou pega apenas uma habilidade de classe daquele nível.

Minha questão é pq sempre entendi assim, mas um jogador meu pegou como o "talento" da classe nova o que dá bônus em uma resistência, como "Vontade de Ferro", por exemplo.

Outra questão.

Sobre as classes variantes do Manual do combate. Alguém pode me explicar melhor como funcionam? Tenho um jogador que tem um samurai já com 5 níveis da classe padrão e 1 da classe de prestígio Samurai Executor, que decidiu pegar um nível da variante de samurai, "Clã dos rios". O que afinal ele ganha ou perde ao fazer isso?

*Não só nesse caso, mas em qualquer outro em que se pegue níveis nessas classes.

Questão 3, pra fechar a trilogia: Um Samurai com Combater com duas Armas que pegue níveis de Executor, aplica o bônus de golpe de execução a ambos os ataques?

Editado por Pyromancer: evite postagens múltiplas. Leia as Regras do Fórum.
"Viver é isso, equilibrar-se entre escolhas e consequências" - Kierkgard

http://luzsomrpg.blogspot.com.br/

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 11 Fev 2019, 08:01

Sem postagens duplas ou triplas, apenas edit a primeira pergunta e acrescente as dúvidas na próxima.

Os talentos são os talentos adicionais da classe, como Usar Escudo, Vontade de Ferro e por aí vai.

Classes Variantes é a mesma coisa que uma classe padrão, não dá para ser um Samurai Padrão e ter Multiclasse dos Rios, ou um Bárbaro do Totem e um das Savannas e por aí vai. Todos os livros deixam claro isso em seus textos que explicam o que é uma classe variante.

Não aplica, Golpe de Execução é uma ação Padrão, quando virar uma ação de movimento você pode aplicar um Golpe de Execução, com Movimento, e depois usar sua ação padrão.

Mas é um desperdício usar combater com duas armas com um Samurai Executor.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Dart

Mensagem por Dart » 11 Fev 2019, 13:04

No Manual do Devoto é dito que um devoto fundamentalista de Khalmyr deve oferecer-se para ajudar e atender no que puder sempre que encontrar uma pessoa nova. Isso quer dizer que ele deve oferecer ajuda para qualquer tipo de situação (lavar a louça, descarregar uma carroça etc...)? Ou podemos pensar que envolve apenas situações de perigo e injustiça?

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 11 Fev 2019, 13:14

Depende do humor do Mestre.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Khrjstjano
Contato:

Mensagem por Khrjstjano » 11 Fev 2019, 21:21

Kaus escreveu:
11 Fev 2019, 05:56
Agora, outra dúvida rápida: quando o texto de multiclasse diz que "Sempre que adquirir uma nova classe o jogador deve optar por receber um Talento ou uma Perícia da nova classe", talento nesse caso se refere as habilidades de classe, correto? Que, ou ele pega uma perícia treinada que não tenha, ou pega apenas uma habilidade de classe daquele nível.

Minha questão é pq sempre entendi assim, mas um jogador meu pegou como o "talento" da classe nova o que dá bônus em uma resistência, como "Vontade de Ferro", por exemplo.
Ele está correto. Habilidade de Classe é uma coisa. Talento é outra.
Sobre as classes variantes do Manual do combate. Alguém pode me explicar melhor como funcionam?
Uma classe variante é a mesma classe, apenas com habilidades diferentes. Capanga é Ladino. Gatuno também é Ladino. Os três são a mesma classe. Os três apenas têm habilidades ligeiramente diferentes.
Tenho um jogador que tem um samurai já com 5 níveis da classe padrão e 1 da classe de prestígio Samurai Executor, que decidiu pegar um nível da variante de samurai, "Clã dos rios".
Ele não pode pegar esse último nível. Ele já é samurai e o clã dos rios não é outra classe para as regras, é a mesma que ele já tem, apenas possui um set de habilidades um pouco diferente.
Questão 3, pra fechar a trilogia: Um Samurai com Combater com duas Armas que pegue níveis de Executor, aplica o bônus de golpe de execução a ambos os ataques?
Não é possível usar Golpe de Execução com nada que dê ataques extras. Ataques extras são usados com uma ação padrão específica, chamada Ataques Adicionais, listada no capítulo Combate. Golpe de Execução é uma habilidade de classe usada com ação padrão, você tem que escolher usar Ataques Adicionais ou Golpe de Execução, não é possível fazer duas ações padrões em uma.

Janus

Mensagem por Janus » 12 Fev 2019, 10:11

Dart escreveu:
11 Fev 2019, 13:04
No Manual do Devoto é dito que um devoto fundamentalista de Khalmyr deve oferecer-se para ajudar e atender no que puder sempre que encontrar uma pessoa nova. Isso quer dizer que ele deve oferecer ajuda para qualquer tipo de situação (lavar a louça, descarregar uma carroça etc...)? Ou podemos pensar que envolve apenas situações de perigo e injustiça?
Sempre que encontrar uma pessoa nova. Viu um varredor de rua? "Posso ajudar?" Viu um carpinteiro? "Posso ajudar"
Imagem

jamilkender
Contato:

Mensagem por jamilkender » 12 Fev 2019, 17:34

Janus escreveu:
08 Fev 2019, 12:45
jamilkender escreveu:
08 Fev 2019, 11:28
Para propósito de que regras? (por padrão, não, itens alquímicos são aqueles listados como "itens alquímicos" no Manual do Arcano)
Para propósitos de talentos como Alquimista Avarento e Alquimista Prodígio e principalmente na classe Gatuno
Me parece, pelos textos citados, que venenos e itens alquímicos são coisas diferentes -- mas que se usa a mesma perícia para criar.

Não muito diferente de Ofício (metalurgia) para fazer armas e armaduras, que são claramente itens de regras distintos.
"Red Bull é nível 15"

@alvarofritas / Jambô / RPGista

Aplicando Modificador de X em Y / Melhorando Valores de Habilidade / Guia das Montarias

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

skylinetirano

Mensagem por skylinetirano » 13 Fev 2019, 00:57

1 - Uma dúvida sobre o talento Panache (Manual básico página 101), la diz o seguinte.

Benefício: faça uma finta em combate. Se for bem-sucedido, seu oponente fica espantado com a manobra, e no próximo turno só pode realizar uma ação padrão.

A dúvida é, essa finta o oponente ainda sofre as penalidades da finta normal? (ficar desprevenido) ou apenas oque diz no talento.

Necross

Mensagem por Necross » 13 Fev 2019, 09:14

Depois de um lo9ngo tempo sem mestrar TRPG (só joguei), devo mestrar novamente.
Fui reler algumas coisas e não achei a parte de construir combates, com base no nível e qte de players.
Nunca teve ou eu que tô cego mesmo?
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

jamilkender
Contato:

Mensagem por jamilkender » 13 Fev 2019, 10:31

skylinetirano escreveu:
13 Fev 2019, 00:57
1 - Uma dúvida sobre o talento Panache (Manual básico página 101), la diz o seguinte.

Benefício: faça uma finta em combate. Se for bem-sucedido, seu oponente fica espantado com a manobra, e no próximo turno só pode realizar uma ação padrão.

A dúvida é, essa finta o oponente ainda sofre as penalidades da finta normal? (ficar desprevenido) ou apenas oque diz no talento.
Boa pergunta, essa.
Me parece que a intenção aponta mais pra "apenas o que diz o talento", já que se tivesse o efeito normal, poderiam ter incluído "além do efeito normal"...
Mas também dá pra ler no outro sinal, quer dizer, "faça uma finta em combate" tem um resultado já previsto em regras, então não teria porque isso não ser um efeito em adição ao normal.
tl;dr melhor perguntar na Dragão Brasil, ou tomar uma decisão como mestre, ou pedir para o mestre decidir (e manter consistente a partir daí).

=================
Necross escreveu:
13 Fev 2019, 09:14
Depois de um lo9ngo tempo sem mestrar TRPG (só joguei), devo mestrar novamente.
Fui reler algumas coisas e não achei a parte de construir combates, com base no nível e qte de players.
Nunca teve ou eu que tô cego mesmo?
De modo geral, ler a fundo o Capítulo 10: O Mestre ajuda, porque muita informação é espalhada.
ACHO que o que tu procura é a seção Recompensas > Pontos de Experiência, no entanto
"Red Bull é nível 15"

@alvarofritas / Jambô / RPGista

Aplicando Modificador de X em Y / Melhorando Valores de Habilidade / Guia das Montarias

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Responder

Voltar para “Tormenta”