Discussão e Dúvidas de Regras

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Lord Seph

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 22 Mai 2020, 12:39

Baforada e Cura Acelerada não são mágicas, qualquer coisa natural pode ser copiada.

Use o bom senso.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

rygel

Mensagem por rygel » 26 Mai 2020, 23:49

Quais são as habilidades não mágicas que a magia metamorfose dá ao usuário ao adquirir uma outra forma ?
Por exemplo no caso da ameba gigante, do bestiário 1. Ele recebe só as habilidades em itálico (agarrar aprimorado, engolir, núcleo e paralisia) ou também as habilidades de sentido (percepção às cegas 18m) e resistências (imunidade a eletricidade, redução de dano 10, vulnerabilidade a fogo) ?

Ao utilizar/portar um item mágico que aumente um atributo (For+2, Des+4, Int+6, etc.), esse bônus influência em todas as modificações decorrente desse aumento ? Como perícias, idiomas, dano, magias, PM, PV, teste de resistência, etc.. extras.

O talento -Conhecimento Mágico Amplo- permite aprender magias fora da minha classe de conjuração, no caso posso utilizar essa magia usando os PMs da classe que ele não pertence ? OU seja usar uma magia arcana, com PMs da classe conjuradora divina ? Se sim, caso eu faça multi classe de conjurador divino e arcano continua usando os PMs de ambas as classes ?

O talento ao sabor do destino permite usufruir dos benefícios de tatuagens místicas normalmente ?

Existe coisas que a visão na penumbra faz que a visão no escuro não faz ? Compensa ter as duas habilidades ?

O talento Acelerar Habilidade pode fazer com que o lançar de duas magias do talento Dupla Conjuração possa ser feito numa ação livre ?

Ataques de Energia negativa causam danos em lefeu e curam morto-vivos?

Gilgante

Mensagem por Gilgante » 27 Mai 2020, 03:47

Pelos bagos de Tauron. Saiu alguma matéria sobre metamorfose esses dias? Geral perguntando.
rygel escreveu:
26 Mai 2020, 23:49
Quais são as habilidades não mágicas que a magia metamorfose dá ao usuário ao adquirir uma outra forma ?
Por exemplo no caso da ameba gigante, do bestiário 1. Ele recebe só as habilidades em itálico (agarrar aprimorado, engolir, núcleo e paralisia) ou também as habilidades de sentido (percepção às cegas 18m) e resistências (imunidade a eletricidade, redução de dano 10, vulnerabilidade a fogo) ?
O que significa o "(M)" a frente das habilidades do bestiário.
(M) indica que é uma Habilidade Mágica, ou seja, fora do alcance da magia Metamorfose, que simula todas as habilidade não-mágicas da criatura.

Quotando a excelente explicação do Pyromancer:
Pyromancer escreveu:
24 Jan 2020, 23:47
[Metamorfose] transforma o alvo em outra criatura viva com no máximo 10 níveis, como por exemplo um Humanoide 10 ou um Monstro 10 ou um Animal 10.

O primeiro passo é lembrar que Nível é diferente de Nível de Desafio (ND). O ND de uma criatura costuma ser menor que seu Nível (mas pode ser maior ou igual também). Por exemplo, no módulo básico, pg. 279, o Urso-Coruja é um Animal 7, com ND 5. Ou seja, ele é Nível 7 (Animal 7), mas tem Nível de Desafio 5. O que conta para a magia Metamorfose é o nível, e não o nível de desafio.

O alvo da magia Metamorfose "adquire o tamanho, deslocamento e valores de habilidades físicas (For, Des e Con) da nova criatura, assim como bônus na CA e quaisquer ataques ou habilidades não mágicas." Todas as outras estatísticas do alvo permanecem inalteradas. Ou seja, o nível do alvo não recebe nenhuma alteração, ele apenas tem algumas mudanças definidas pela magia e pela criatura que ele vai se transformar.

Um exemplo pra tentar ficar mais claro. Digamos que o alvo da magia Metamorfose seja um Halfling Guerreiro 1 (tamanho Pequeno), For 14, Des 10, Con 14, Int 12, Sab 11, Car 11, e ele vá ser transformado em um Rato Gigante (módulo básico, pg. 278). O primeiro passo é identificar se o Rato Gigante é uma criatura disponível nesta magia: ele é uma criatura viva (um Animal), de tamanho Pequeno (está entre Mínimo e Enorme) e é um Animal 1 (nível 1, está dentro do máximo de 10 níveis).

O nosso personagem, quando transformado em um Rato Gigante, vai continuar com tamanho Pequeno (já que o Rato Gigante é de tamanho Pequeno), seus valores de habilidades físicas mudam para For 10, Des 17, Con 12 (os valores do Rato Gigante), ele recebe um bônus de +1 na CA (o Rato Gigante tem nível 1, tamanho Pequeno, CA 15 e Des 17 [mod. +3], o que significa que a armadura natural dele é +1), um ataque de Mordida e a habilidade Doença. Todas as suas outras características (habilidades mentais, perícias, talentos, etc.) permanecem inalteradas.
Próxima:
rygel escreveu:
Ao utilizar/portar um item mágico que aumente um atributo (For+2, Des+4, Int+6, etc.), esse bônus influência em todas as modificações decorrente desse aumento ? Como perícias, idiomas, dano, magias, PM, PV, teste de resistência, etc.. extras.
Não, não. "Todas" é muita coisa. A discussão a respeito de Aumentos Temporários de Habilidades é enorme aqui no fórum e nunca tivemos uma resposta oficial direta. Literalmente, o livro diz que: não se adquire perícias novas com aumento temporário de Inteligência. Por afinidade, idiomas e magias conhecidas também não seriam afetados.
Agora, danos em geral, bônus de ataque, CA, bônus no modificador de perícia, bônus em testes de resistências, CD de magias, habilidades de raça, classe e de talento, PVs e PMs, por omissão, seriam afetados.

Nas fichas oficiais de Arcanos que possuem itens de aumento temporário vemos que eles ganham PMs extras por usarem equipamento.
Por exemplo, o Reynard (Manual do Arcano, p.127). Ele usa uma tiara do intelecto+6, ficando com Int 30.
Mago Nível 1: 1+10 PM (Mod de Int 30)
19 Níveis de Mago: 57 PM
Poder Mágico x3: 6PM adicionais
Poder Mágico Épico x2: 30 PM adicionais
Anel Arcano Maior: concede 20 PMs.
Temos, assim: 11+57+6+30+20 = 124PM, conforme a ficha informa.
Se a Tiara do Intelecto não aumentasse, ele teria 121 PM.
rygel escreveu:
O talento -Conhecimento Mágico Amplo- permite aprender magias fora da minha classe de conjuração, no caso posso utilizar essa magia usando os PMs da classe que ele não pertence ? OU seja usar uma magia arcana, com PMs da classe conjuradora divina ? Se sim, caso eu faça multi classe de conjurador divino e arcano continua usando os PMs de ambas as classes ?
Deuses, que salada. Conforme as regras de Multiclasse, cada classe tem sua reserva de PMs dedicada. Ao adquirir "Conhecimento Mágico Amplo", eu sugiro decidir qual classe conjuradora você usou para cumprir o pré-requisito do talento. Dessa forma os PMs consumidos pelas magias serão os PM daquela classe (isso servirá para decidir se essas magias precisam ser preparadas ou serão de conjuração expontânea, por exemplo).
Assim:
Sou Feiticeiro 4 e Druida 1. Tenho 15 PMs de Feiticeiro e 4 PMs de Druida. Adquiro Conhecimento Mágico Amplo por ser humano e usando Feiticeiro como classe conjuradora para atender aos pré-requisitos, pego Curar Ferimentos Leves e Bom Fruto, que são magias divinas. Quando usar essas magias, vou usar consumir da minha reserva de 15 PMs sem a necessidade de prepará-las previamente. Eu não poderei prepará-las usando os 4PMs de Druida se eu não adquiri-las como magias conhecidas quando adquirir níveis nesta classe divina.
rygel escreveu:
O talento ao sabor do destino permite usufruir dos benefícios de tatuagens místicas normalmente ?
Ao Sabor do Destino permite você conjurar magias sem prejuízo. Tatuagens Místicas concedem ao portador do talento conjurar magias. Ou seja, sem problemas. Agora, se você se referia às Tatuagens Mágicas de Khubar, elas não contam como itens mágicos, portanto não entrariam em conflito com Ao Sabor do Destino.
rygel escreveu:
Ataques de Energia negativa causam danos em lefeu e curam morto-vivos?
Exato.

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 27 Mai 2020, 09:07

Tatuagens são equipamentos e contam como mágicos para efeitos de Talentos e Magias.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas

BladeSpike

Mensagem por BladeSpike » 27 Mai 2020, 17:05

Olá pessoas altas e baixas, faz tempo que não demonstro presença aqui, mas tenho certeza que ninguém notou. De qualquer forma, tenho dúvidas duvidosas que gostaria que fossem respondidas.

1º - A magia “Animar Objetos” ela tem como limite itens de tamanho enorme, porem ela fornece estatísticas de itens com tamanho até colossal. Alterar o tamanho do objeto após a magia já ter sido lançada, altera a estatística do objeto? Por exemplo; eu uso “Anima Objeto” em uma pedra grande, e uso “Encolher Item” em seguida, o objeto animado que criei, vai ficar com a estatística de um objeto animado grande ou um objeto animado médio?

2º - A magia “Dissipar magia” e consequentemente “Dissipar Magia maior” descreve seu efeito como que magias que estejam em execução, tem seu efeito terminado como se fosse o fim da duração de sua magia. Levando isso em consideração, magias permanentes, que não tem um fim de duração seriam afetadas por “Dissipar Magia” e “Dissipar Magia maior”?

3º - Qual a diferença de “Jogada” e “Teste”? Existe uma definição para cada um dos dois?

4º - "Dano em Habilidade" mataria um ninja nível 20? Pergunto isso pela habilidade "Demônio Ninja", não sei dizer se ela se refere apenas ao dano “normal”, apesar de dar a entender isso, queria garantir. O que me leva a uma pergunta bônus aqui, a habilidade "Demônio Ninja" se aplica a qualquer tentativa de mata-lo? Incluindo magias de morte instantânea, como “Buraco Negro”, “Palavra do Poder: Matar”, “Implosão”, etc; Ou efeitos de mortes instantâneas como “Golpe de Misericórdia” ou outras coisas (que não pensei para dar de exemplo)?

5º - Como que funciona “Dano em Habilidade” em constituição? O os pontos de vida de quem perdeu os pontos de atributo, caem junto? Exemplo; O personagem tinha 40/50 pontos de vida, ele perde dois pontos em CONS, ele ficaria com 40/40 ou 30/40? O mesmo se aplicaria para a vida negativa? Exemplo; -10/50 pontos de vida, ele perde dois pontos em CONS, ele ficaria com -10/40 ou -20/40. Sei que não dei muitas informações no exemplo, mas a ideia do que quero saber já pode ser expressada com isso.

6º - A duração da magia “Desejo”, é permanente ou instantânea? Pergunto relacionado ao uso para ganhar o bônus permanente que ele dá. E apesar de parecer claro, quero saber a duração dela, já que uma magia de duração instantânea como “Carne para Pedra” ainda é permanente, até ser desfeito.

Obrigado pela atenção.

Gilgante

Mensagem por Gilgante » 27 Mai 2020, 17:13

O Talento "Tatuagem Mística" não é um equipamento. Ele concede ao portador do talento a capacidade de lançar uma magia três vezes por dia e não pode ser dissipado e nem nada. É como "Prece para os Mortos" ou "Olhos do Destino". Então, fora de discussão, ela não rompe Ao Sabor do Destino, já que é o próprio personagem lançando uma magia, e não usando poder de um equipamento mágico.

O "Criar Tatuagem Mágica" é o que tem margem pra discussão. Mas acho que o "como se fosse um item mágico" no texto dela, sugere que ela não é um item mágico. O TRPG como um todo usa o "como se fosse" em outras situações que deixa mais claro que a coisa não é. Os talentos Devoto e Estudioso Arcano, deixam você escolher uma magia de nível 0 e conjurá-la "como se fosse" um clérigo ou mago de mesmo nível - eles não te transformam nessas classe. Armas naturais que dão dano Como se fosse uma clava do seu tamanho. E assim por diante. Mas sim, há margem pra discussão. No final das contas, como muita coisa, isso ficará a critério do narrador.

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 27 Mai 2020, 17:21

Ela é um equipamento, resposta do próprio Guilherme no tópico de dúvidas dele.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas

Pyromancer
Administrador

Mensagem por Pyromancer » 27 Mai 2020, 18:17

Lord Seph escreveu:
27 Mai 2020, 17:21
Parece que eu lembro do Guilherme tratar sobre algo do tema em algum post, mas eu procurei tanto aqui no Fórum atual quanto nas respostas do Guilherme que eu tenho salvas do Fórum antigo e não encontrei nada sobre. Tu lembra onde isso pode ter ocorrido, Seph? Eu tendo a concordar com as colocações do Gilgante, mas uma resposta oficial resolveria o problema.
BladeSpike escreveu:
27 Mai 2020, 17:05
Olá pessoas altas e baixas, faz tempo que não demonstro presença aqui, mas tenho certeza que ninguém notou. De qualquer forma, tenho dúvidas duvidosas que gostaria que fossem respondidas.
Olá de volta, BladeSpike! Vou ajudar como puder:
1º - A magia “Animar Objetos” ela tem como limite itens de tamanho enorme, porem ela fornece estatísticas de itens com tamanho até colossal. Alterar o tamanho do objeto após a magia já ter sido lançada, altera a estatística do objeto? Por exemplo; eu uso “Anima Objeto” em uma pedra grande, e uso “Encolher Item” em seguida, o objeto animado que criei, vai ficar com a estatística de um objeto animado grande ou um objeto animado médio?
Temos várias questões aqui. A primeira é que o Bestiário tem estatísticas para objetos animados de tamanho até Colossal, mas isso não significa necessariamente que seja possível produzir um através desta magia - eles estão lá para o mestre utilizar como quiser.

A segunda é que, se você conseguir alterar o tamanho do Objeto Animado já animado, vai depender do efeito que você usou para isso, mas em geral eu diria que altera as estatísticas dele sim. Mas note que Encolher Item não funciona em um Objeto Animado, pois ele não é mais um item mundano, e sim uma criatura do tipo Construto.
2º - A magia “Dissipar magia” e consequentemente “Dissipar Magia maior” descreve seu efeito como que magias que estejam em execução, tem seu efeito terminado como se fosse o fim da duração de sua magia. Levando isso em consideração, magias permanentes, que não tem um fim de duração seriam afetadas por “Dissipar Magia” e “Dissipar Magia maior”?
Magias que têm duração permanente (como Permanência ou Parede Ilusória) podem ser afetadas por Dissipar Magia e Dissipar Magia Maior. Mas efeitos permanentes de magias instantâneas (como o efeito negativo de Disjunção) não podem ser afetados por Dissipar Magia ou Dissipar Magia Maior.
3º - Qual a diferença de “Jogada” e “Teste”? Existe uma definição para cada um dos dois?
Não tem diferença. Em geral Teste é o termo usado para rolagens de Perícias, Testes de Resistência, etc., enquanto Jogada é usada pra Ataques e outras coisas, mas na prática é tudo a mesma coisa.
4º - "Dano em Habilidade" mataria um ninja nível 20? Pergunto isso pela habilidade "Demônio Ninja", não sei dizer se ela se refere apenas ao dano “normal”, apesar de dar a entender isso, queria garantir. O que me leva a uma pergunta bônus aqui, a habilidade "Demônio Ninja" se aplica a qualquer tentativa de mata-lo? Incluindo magias de morte instantânea, como “Buraco Negro”, “Palavra do Poder: Matar”, “Implosão”, etc; Ou efeitos de mortes instantâneas como “Golpe de Misericórdia” ou outras coisas (que não pensei para dar de exemplo)?
Eu acredito que Dano de Habilidade mata um Ninja de nível 20. Para outras coisas, pela minha interpretação do trecho "Quando você sofrer dano suficiente para mata-lo", significa que são efeitos de dano. Buraco Negro não fala em morte, o efeito final fica a critério do mestre, então com certeza funciona; Palavra de Poder: Matar e Implosão não falam em dano, são mortes instantâneas, então na minha opinião funcionam também. Golpe de Misericórdia é mais complicado, porque diz que "Além de sofrer dano, a vítima deve ser bem-sucedida num teste de Fortitude ou morrerá"; eu diria que não funciona, mas esse é o que eu tenho menos segurança de dizer.
5º - Como que funciona “Dano em Habilidade” em constituição? O os pontos de vida de quem perdeu os pontos de atributo, caem junto? Exemplo; O personagem tinha 40/50 pontos de vida, ele perde dois pontos em CONS, ele ficaria com 40/40 ou 30/40? O mesmo se aplicaria para a vida negativa? Exemplo; -10/50 pontos de vida, ele perde dois pontos em CONS, ele ficaria com -10/40 ou -20/40. Sei que não dei muitas informações no exemplo, mas a ideia do que quero saber já pode ser expressada com isso.
O livro não deixa essas coisas muito claras. Na minha mesa eu diria que é o primeiro caso (ficaria com 40/40 ou -10/40), mas uma interpretação mais realista assumiria o segundo caso (ficaria com 30/40 ou -20/40).
6º - A duração da magia “Desejo”, é permanente ou instantânea? Pergunto relacionado ao uso para ganhar o bônus permanente que ele dá. E apesar de parecer claro, quero saber a duração dela, já que uma magia de duração instantânea como “Carne para Pedra” ainda é permanente, até ser desfeito.
Eu diria que no geral é instantânea (como efeitos de cura, ressurreição, aumento de habilidades, criação de itens, etc.), mas dependendo do efeito poderia variar. Mas isso não é deixado muito claro pelo livro não.

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 27 Mai 2020, 18:54

-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas

Khrjstjano
Contato:

Mensagem por Khrjstjano » 28 Mai 2020, 17:42

Pyromancer escreveu:
27 Mai 2020, 18:17
Lord Seph escreveu:
27 Mai 2020, 17:21
Parece que eu lembro do Guilherme tratar sobre algo do tema em algum post, mas eu procurei tanto aqui no Fórum atual quanto nas respostas do Guilherme que eu tenho salvas do Fórum antigo e não encontrei nada sobre. Tu lembra onde isso pode ter ocorrido, Seph? Eu tendo a concordar com as colocações do Gilgante, mas uma resposta oficial resolveria o problema.
Aqui: viewtopic.php?p=35150#p35150
Pyromancer escreveu:
27 Mai 2020, 18:17
Eu diria que no geral é instantânea (como efeitos de cura, ressurreição, aumento de habilidades, criação de itens, etc.), mas dependendo do efeito poderia variar. Mas isso não é deixado muito claro pelo livro não.
Pelo texto, Desejo pra aumentar atributo é "Duração: permanente." Dá pra dissipar.

Mas duvido que era a ideia. Apostaria numa má escolha de palavras...

Talvez ver como era na 3e nos diga algo sobre isso.

Responder

Voltar para “Tormenta”