Discussão e Dúvidas de Regras

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Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 15 Mai 2020, 00:27

Joao Barden escreveu:
11 Mai 2020, 23:51
Alguém sabe em qual manual eu encontro as estatísticas dos materiais especiais? Ex.: PV e RD das armas/armaduras de adamante, aço-rubi e etc.
Não chegou a entrar em livros. O que está numa resposta do Guilherme aqui no fórum.

Para armas, armaduras e escudos (...) feitos de material especial ajuste a RD (de 5 para 10, no caso de madeira para madeira Tollon, ou de 10 para 20 para armas de aço para aço-rubi, adamante, matéria vermelha ou mitral) e duplique os pontos de vida.

Veja mais aqui: viewtopic.php?p=5439#p5439
skylinetirano escreveu:
12 Mai 2020, 18:35
Como vocês lidam com tamanho e peso de itens mundano para sprites? (mochila, corda, saco de dormir, etc)
Depois da ficha pronta, nem lembro que existe peso. E olha que uso ficha que calcula automaticamente.

rygel
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por rygel » 15 Mai 2020, 22:20

Olá, gostaria de saber o limite e as possibilidades do truque de magia prestidigitação. A magia diz que posso usar diversos efeitos menores inofensivos, esses efeitos abaixo alguns pego de D&D 5e se enquadram no uso da magia, além dos já descritos nela ?
Criar, instantaneamente, um efeito sensorial inofensivo, como uma sabor diferente, um sopro de vento, notas musicais suaves ou um odor estranho.
Acender ou apagar uma vela, uma tocha ou uma pequena fogueira.
Mudar uma cor, uma pequena marca (como naipes em cartas de baralho) ou fazer um símbolo aparecer em um objeto ou superfície por 1 hora, incluindo roupas e acessórios.
Criar uma uma imagem ilusória que caiba na sua mão e que dura até o final do seu próximo turno, como moedas ou uma maçã.
Alterar a aparência dos seus olhos, ou alguma parte sutil do seu corpo, por 1 minuto.
Fazer uma porta ou janela destrancada para abrir ou fechar.
Provocar tremores inofensivos, como passos ou cavalgada, no solo por 1 minuto.
Fazer sua voz ressoa com o triplo do volume normal por 1 minuto.
É claro que a maioria têm apenas cunho interpretativo, sem qualquer bônus ou efeitos em jogadas, mas servindo como distrações e gancho para realizar algumas ações.
Se tiver mais algum efeito que queira compartilha, ficarei grato.

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Lord Seph
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 16 Mai 2020, 08:36

A magia faz exatamente o que está escrito aqui:

https://roenmidnight.github.io/grimorio ... idigitacao
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Joao Barden
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Joao Barden » 16 Mai 2020, 08:41

Mais 2 dúvidas

1- Multiclasse: guerreiro nv 3 resolve se tornar um ladino (nv 1)...ele pode voltar a subir nv de guerreiro novamente? Por exemplo, quando alcançar o nv 5, ele pode aumentar 1 nv em guerreiro (guerreiro nv 4 + ladino nv 1 = nv 5)?

2- sobre "Dissipar Magia": se meu bônus de vontade for +12, devo limitar em +10, correto?
Se eu for dissipar um item mágico para se tornar um item mundano por 1d6 rodadas, como funciona o teste que devo fazer? Por exemplo, dissipar uma espada mágica ou uma pistola arcana...

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Pyromancer
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Pyromancer » 16 Mai 2020, 12:07

rygel escreveu:
15 Mai 2020, 22:20
Olá, gostaria de saber o limite e as possibilidades do truque de magia prestidigitação. A magia diz que posso usar diversos efeitos menores inofensivos, esses efeitos abaixo alguns pego de D&D 5e se enquadram no uso da magia, além dos já descritos nela ?
Criar, instantaneamente, um efeito sensorial inofensivo, como uma sabor diferente, um sopro de vento, notas musicais suaves ou um odor estranho.
Acender ou apagar uma vela, uma tocha ou uma pequena fogueira.
Mudar uma cor, uma pequena marca (como naipes em cartas de baralho) ou fazer um símbolo aparecer em um objeto ou superfície por 1 hora, incluindo roupas e acessórios.
Criar uma uma imagem ilusória que caiba na sua mão e que dura até o final do seu próximo turno, como moedas ou uma maçã.
Alterar a aparência dos seus olhos, ou alguma parte sutil do seu corpo, por 1 minuto.
Fazer uma porta ou janela destrancada para abrir ou fechar.
Provocar tremores inofensivos, como passos ou cavalgada, no solo por 1 minuto.
Fazer sua voz ressoa com o triplo do volume normal por 1 minuto.
É claro que a maioria têm apenas cunho interpretativo, sem qualquer bônus ou efeitos em jogadas, mas servindo como distrações e gancho para realizar algumas ações.
Se tiver mais algum efeito que queira compartilha, ficarei grato.
Eu acho que o escopo da magia é muito amplo pra cobrir todos os efeitos possíveis, pra mim outros efeitos para além do que já aparece no livro básico de Tormenta RPG precisam ser discutidos com o mestre. Dito isso, acho que no geral esses efeitos que você citou são aceitáveis, considerando que alguns deles já vêm desde o D&D 3X (no qual TRPG é baseado).
Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 08:41
Mais 2 dúvidas

1- Multiclasse: guerreiro nv 3 resolve se tornar um ladino (nv 1)...ele pode voltar a subir nv de guerreiro novamente? Por exemplo, quando alcançar o nv 5, ele pode aumentar 1 nv em guerreiro (guerreiro nv 4 + ladino nv 1 = nv 5)?
Pode.
2- sobre "Dissipar Magia": se meu bônus de vontade for +12, devo limitar em +10, correto?
Correto.
Se eu for dissipar um item mágico para se tornar um item mundano por 1d6 rodadas, como funciona o teste que devo fazer? Por exemplo, dissipar uma espada mágica ou uma pistola arcana...
Buguei aqui. Na minha cabeça, a CD do teste para esses casos era determinada pela aura do item mágico (tênue, moderada, poderosa), com bônus de +2, +5 e +10 respectivamente (ficaria CD 12 para tênue, 15 para moderada e 20 para poderosa, no caso). Mas a verdade é que não achei nada sobre isso dando uma olhada no livro agora, então não sei se isso está realmente correto.

Darlan
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Darlan » 16 Mai 2020, 14:28

Pyromancer escreveu:
16 Mai 2020, 12:07
rygel escreveu:
15 Mai 2020, 22:20
Olá, gostaria de saber o limite e as possibilidades do truque de magia prestidigitação. A magia diz que posso usar diversos efeitos menores inofensivos, esses efeitos abaixo alguns pego de D&D 5e se enquadram no uso da magia, além dos já descritos nela ?
Criar, instantaneamente, um efeito sensorial inofensivo, como uma sabor diferente, um sopro de vento, notas musicais suaves ou um odor estranho.
Acender ou apagar uma vela, uma tocha ou uma pequena fogueira.
Mudar uma cor, uma pequena marca (como naipes em cartas de baralho) ou fazer um símbolo aparecer em um objeto ou superfície por 1 hora, incluindo roupas e acessórios.
Criar uma uma imagem ilusória que caiba na sua mão e que dura até o final do seu próximo turno, como moedas ou uma maçã.
Alterar a aparência dos seus olhos, ou alguma parte sutil do seu corpo, por 1 minuto.
Fazer uma porta ou janela destrancada para abrir ou fechar.
Provocar tremores inofensivos, como passos ou cavalgada, no solo por 1 minuto.
Fazer sua voz ressoa com o triplo do volume normal por 1 minuto.
É claro que a maioria têm apenas cunho interpretativo, sem qualquer bônus ou efeitos em jogadas, mas servindo como distrações e gancho para realizar algumas ações.
Se tiver mais algum efeito que queira compartilha, ficarei grato.
Eu acho que o escopo da magia é muito amplo pra cobrir todos os efeitos possíveis, pra mim outros efeitos para além do que já aparece no livro básico de Tormenta RPG precisam ser discutidos com o mestre. Dito isso, acho que no geral esses efeitos que você citou são aceitáveis, considerando que alguns deles já vêm desde o D&D 3X (no qual TRPG é baseado).
Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 08:41
Mais 2 dúvidas

1- Multiclasse: guerreiro nv 3 resolve se tornar um ladino (nv 1)...ele pode voltar a subir nv de guerreiro novamente? Por exemplo, quando alcançar o nv 5, ele pode aumentar 1 nv em guerreiro (guerreiro nv 4 + ladino nv 1 = nv 5)?
Pode.
2- sobre "Dissipar Magia": se meu bônus de vontade for +12, devo limitar em +10, correto?
Correto.
Se eu for dissipar um item mágico para se tornar um item mundano por 1d6 rodadas, como funciona o teste que devo fazer? Por exemplo, dissipar uma espada mágica ou uma pistola arcana...
Buguei aqui. Na minha cabeça, a CD do teste para esses casos era determinada pela aura do item mágico (tênue, moderada, poderosa), com bônus de +2, +5 e +10 respectivamente (ficaria CD 12 para tênue, 15 para moderada e 20 para poderosa, no caso). Mas a verdade é que não achei nada sobre isso dando uma olhada no livro agora, então não sei se isso está realmente correto.
Nas minhas mesas sempre apliquei CD 10 + Nivel da magia contida no item + Habilidade Chave do conjurador, baseado no texto do livro que diz: "Ao lançar dissipar magia sobre um alvo (criatura ou objeto), você faz um teste de Vontade contra cada magia afetando o alvo (CD 10 + nível da magia + modificador da habilidade relevante de quem lançou a magia)." As vezes, dependendo do item ou quem encantou, aplico o bonus de aura.

Joao Barden
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Joao Barden » 16 Mai 2020, 15:36

Darlan escreveu:
16 Mai 2020, 14:28
Pyromancer escreveu:
16 Mai 2020, 12:07
rygel escreveu:
15 Mai 2020, 22:20
Olá, gostaria de saber o limite e as possibilidades do truque de magia prestidigitação. A magia diz que posso usar diversos efeitos menores inofensivos, esses efeitos abaixo alguns pego de D&D 5e se enquadram no uso da magia, além dos já descritos nela ?
Criar, instantaneamente, um efeito sensorial inofensivo, como uma sabor diferente, um sopro de vento, notas musicais suaves ou um odor estranho.
Acender ou apagar uma vela, uma tocha ou uma pequena fogueira.
Mudar uma cor, uma pequena marca (como naipes em cartas de baralho) ou fazer um símbolo aparecer em um objeto ou superfície por 1 hora, incluindo roupas e acessórios.
Criar uma uma imagem ilusória que caiba na sua mão e que dura até o final do seu próximo turno, como moedas ou uma maçã.
Alterar a aparência dos seus olhos, ou alguma parte sutil do seu corpo, por 1 minuto.
Fazer uma porta ou janela destrancada para abrir ou fechar.
Provocar tremores inofensivos, como passos ou cavalgada, no solo por 1 minuto.
Fazer sua voz ressoa com o triplo do volume normal por 1 minuto.
É claro que a maioria têm apenas cunho interpretativo, sem qualquer bônus ou efeitos em jogadas, mas servindo como distrações e gancho para realizar algumas ações.
Se tiver mais algum efeito que queira compartilha, ficarei grato.
Eu acho que o escopo da magia é muito amplo pra cobrir todos os efeitos possíveis, pra mim outros efeitos para além do que já aparece no livro básico de Tormenta RPG precisam ser discutidos com o mestre. Dito isso, acho que no geral esses efeitos que você citou são aceitáveis, considerando que alguns deles já vêm desde o D&D 3X (no qual TRPG é baseado).
Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 08:41
Mais 2 dúvidas

1- Multiclasse: guerreiro nv 3 resolve se tornar um ladino (nv 1)...ele pode voltar a subir nv de guerreiro novamente? Por exemplo, quando alcançar o nv 5, ele pode aumentar 1 nv em guerreiro (guerreiro nv 4 + ladino nv 1 = nv 5)?
Pode.
2- sobre "Dissipar Magia": se meu bônus de vontade for +12, devo limitar em +10, correto?
Correto.
Se eu for dissipar um item mágico para se tornar um item mundano por 1d6 rodadas, como funciona o teste que devo fazer? Por exemplo, dissipar uma espada mágica ou uma pistola arcana...
Buguei aqui. Na minha cabeça, a CD do teste para esses casos era determinada pela aura do item mágico (tênue, moderada, poderosa), com bônus de +2, +5 e +10 respectivamente (ficaria CD 12 para tênue, 15 para moderada e 20 para poderosa, no caso). Mas a verdade é que não achei nada sobre isso dando uma olhada no livro agora, então não sei se isso está realmente correto.
Nas minhas mesas sempre apliquei CD 10 + Nivel da magia contida no item + Habilidade Chave do conjurador, baseado no texto do livro que diz: "Ao lançar dissipar magia sobre um alvo (criatura ou objeto), você faz um teste de Vontade contra cada magia afetando o alvo (CD 10 + nível da magia + modificador da habilidade relevante de quem lançou a magia)." As vezes, dependendo do item ou quem encantou, aplico o bonus de aura.
-------------------

Contra uma arma mágica eu vou usar o bônus de aura mesmo (mesmo não sabendo se é o correto), mas contra uma pistola arcana? Não sei como aplicar

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Gilgante
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Gilgante » 17 Mai 2020, 21:08

Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 15:36
Darlan escreveu:
16 Mai 2020, 14:28
Pyromancer escreveu:
16 Mai 2020, 12:07

Eu acho que o escopo da magia é muito amplo pra cobrir todos os efeitos possíveis, pra mim outros efeitos para além do que já aparece no livro básico de Tormenta RPG precisam ser discutidos com o mestre. Dito isso, acho que no geral esses efeitos que você citou são aceitáveis, considerando que alguns deles já vêm desde o D&D 3X (no qual TRPG é baseado).


Pode.


Correto.


Buguei aqui. Na minha cabeça, a CD do teste para esses casos era determinada pela aura do item mágico (tênue, moderada, poderosa), com bônus de +2, +5 e +10 respectivamente (ficaria CD 12 para tênue, 15 para moderada e 20 para poderosa, no caso). Mas a verdade é que não achei nada sobre isso dando uma olhada no livro agora, então não sei se isso está realmente correto.
Nas minhas mesas sempre apliquei CD 10 + Nivel da magia contida no item + Habilidade Chave do conjurador, baseado no texto do livro que diz: "Ao lançar dissipar magia sobre um alvo (criatura ou objeto), você faz um teste de Vontade contra cada magia afetando o alvo (CD 10 + nível da magia + modificador da habilidade relevante de quem lançou a magia)." As vezes, dependendo do item ou quem encantou, aplico o bonus de aura.
-------------------

Contra uma arma mágica eu vou usar o bônus de aura mesmo (mesmo não sabendo se é o correto), mas contra uma pistola arcana? Não sei como aplicar
Entendo que a Pistola Arcana seja um item mundano uma vez que, segundo a descrição da Classe, pode ser reconstruído "com uma semana de trabalho e 300 TO". Ou seja, não precisa das perícias tradicionalmente utilizadas na construção de itens mágicos - sequer Obra Prima ela é, já que o Mago não ganha +1 para as magias de ataque de toque. Então diria que ela não pode ser dissipada (classe apelona do cacete :x ).

No entanto... como fazer um pistoleiro Chorar?

As Cápsulas de Energia, essas sim, eu consideraria que podem ser dissipadas. Até serem disparadas, elas são itens mágicos imbuídos com magias específicas tal como pergaminhos. Então, em um "campo de dissipação" todas as cápsulas ainda não disparadas poderiam ser dissipadas por 1d6 rodadas, ou individualmente serem alvo de dissipação (cada qual com cd 10 + nível da magia energizada na cápsula + mod de habilidade do pistoleiro).

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skylinetirano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por skylinetirano » 18 Mai 2020, 04:27

1 - Os talentos comerciante Nato e Negociador permitem comprar itens MÁGICOS com preço reduzido?
2 - Como ficaria esse cálculo?

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Lord Seph
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 18 Mai 2020, 09:06

1 - Não vejo porquê não.

2 - Da mesma forma que itens mundanos, mas se lembre que o comércio de Taís itens é raro.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
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