Discussão e Dúvidas de Regras

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Joao Barden

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Joao Barden » 18 Mai 2020, 10:41

Gilgante escreveu:
17 Mai 2020, 21:08
Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 15:36
Darlan escreveu:
16 Mai 2020, 14:28

Nas minhas mesas sempre apliquei CD 10 + Nivel da magia contida no item + Habilidade Chave do conjurador, baseado no texto do livro que diz: "Ao lançar dissipar magia sobre um alvo (criatura ou objeto), você faz um teste de Vontade contra cada magia afetando o alvo (CD 10 + nível da magia + modificador da habilidade relevante de quem lançou a magia)." As vezes, dependendo do item ou quem encantou, aplico o bonus de aura.
-------------------

Contra uma arma mágica eu vou usar o bônus de aura mesmo (mesmo não sabendo se é o correto), mas contra uma pistola arcana? Não sei como aplicar
Entendo que a Pistola Arcana seja um item mundano uma vez que, segundo a descrição da Classe, pode ser reconstruído "com uma semana de trabalho e 300 TO". Ou seja, não precisa das perícias tradicionalmente utilizadas na construção de itens mágicos - sequer Obra Prima ela é, já que o Mago não ganha +1 para as magias de ataque de toque. Então diria que ela não pode ser dissipada (classe apelona do cacete :x ).

No entanto... como fazer um pistoleiro Chorar?

As Cápsulas de Energia, essas sim, eu consideraria que podem ser dissipadas. Até serem disparadas, elas são itens mágicos imbuídos com magias específicas tal como pergaminhos. Então, em um "campo de dissipação" todas as cápsulas ainda não disparadas poderiam ser dissipadas por 1d6 rodadas, ou individualmente serem alvo de dissipação (cada qual com cd 10 + nível da magia energizada na cápsula + mod de habilidade do pistoleiro).
Obrigado, ajudou muito!

Khrjstjano
Contato:

Mensagem por Khrjstjano » 18 Mai 2020, 22:39

Joao Barden escreveu:
16 Mai 2020, 08:41
2- Se eu for dissipar um item mágico para se tornar um item mundano por 1d6 rodadas, como funciona o teste que devo fazer?
Esse assunto é antigo e já foi razoavelmente bem debatido, mas vale citar algumas coisas...

O texto de Dissipar Magia, seguido conforme escrito, não dá direito a teste nenhum para esse caso. Só dissipa o item e pronto. Mas devido ao que isso significa no meta do sistema, pode ser bem difícil crer que era a intenção que uma magia de nível 3 tire o poder de um item mágico +10 sem teste nenhum, mesmo que seja por um curto tempo...

Mas caso a intenção fosse de que houvesse teste, ele envolve regras que não estão na magia (o teste para criaturas listado nela não tem nada a ver com itens) e que são bem bagunçadas. Mas vou listá-las, só para direcionar o estudo:

1. Nas regras gerais para magias, mais especificamente em Testes de Resistência, é dito que em magias com alvo do tipo Objeto os itens (mágicos ou não) segurados por alguém fazem teste com o bônus do portador. E os mágicos fazem testes mesmo soltos.
2. Os bônus que itens mágicos usam em testes só são listados no capítulo O Mestre, em Destruindo Itens Mágicos, no entanto: +2 para aura tênue, +5 moderada e +10 poderosa.
3. E só em outros trechos, como nas regras para armas mágicas e nas para armaduras mágicas, é dito que itens +1 têm aura tênue, +2 a +4 moderada e +5 ou mais poderosa.
4. As regras não especificam as auras de acessórios mágicos (mas dá pra improvisar em cima das categorias deles: Menor, Médios e Maiores).
5. Varinhas, cajados e qualquer outra coisa mágica que você lembrar, você está por conta própria (sessão Improvisando, do capítulo O Mestre).

Nunca foi perguntado a nenhum autor nada sobre esse assunto. É algo que eu queria fazer, no Tópico de Dúvidas, muito tempo atrás, mas o Guilherme trancou antes.
Por exemplo, dissipar uma espada mágica ou uma pistola arcana...
Não há porque dissipar uma pistola arcana. Ela não tem nenhum efeito mágico duradouro, permanente, inerente, etc, para ser dissipado.

Idem para as cápsulas energizadas. Não há o que dissipar delas.

Se quiser atrapalhar o pistoleiro, tem que tentar anular a magia disparada, como faria com qualquer outra.

======================================================================
skylinetirano escreveu:
18 Mai 2020, 04:27
1 - Os talentos comerciante Nato e Negociador permitem comprar itens MÁGICOS com preço reduzido?
Sim.
2 - Como ficaria esse cálculo?
Nunca foi explicado como essas % interagem em TRPG. A princípio, como todas se aplicam sobre o preço inicial, daria pra comprar algo de graça se você tivesse 4 fontes de redução de 25% do custo, por exemplo.

É a intenção? Certamente não.

Não que tenha tantas fontes de algo assim, só estou dando o exemplo, mas esse tipo de situação só foi levada em consideração nas regras de Império de Jade, justamente porque o assunto foi levado à atenção dos autores pela comunidade ao longo do tempo.

Mas lá só tem regra específica para interação % de Chance de Falha. No caso de redução de custo, a quase única fonte de redução do sistema (Sucateiro) diz que não pode ser reduzida pela outra existente (Barganha). Isso nos diz algo sobre a intenção dos autores lá...

Mas em TRPG, como citei acima, o assunto nunca foi resolvido. Até teve uma resposta do Guilherme sobre efeitos que trabalham com frações, mas só isso mesmo.

Hírna Dur

Mensagem por Hírna Dur » 19 Mai 2020, 11:57

Khrjstjano escreveu:
12 Fev 2020, 00:00
Uma armadura do toque espectral:

1) Dá bônus na CA, igual qualquer outra.
2) Aplica o bônus na CA contra ataques de criaturas incorpóreas.
3) Pode ser usada por criaturas incorpóreas.

Me parece que você perdeu de vista o caso 1 e não notou que pra criatura incorpórea esse poder dá acesso a um item que aumenta sua CA.

Sobre o bônus na CA, ela dá igual a uma armadura normal. Então na verdade, a vantagem é com o item 3, que deixa criaturas incorpóreas utilizarem a armadura. E só: bônus na CA contra ataques de criaturas incorpóreas - mas aí, são ataques de toque. Então é Reflexos, não ganhei o bônus contra elas.

Me parece algo como "no D&D, não se aplica bônus da armadura na CA, mas com essa armadura sim", mas no TRPG é ataque de toque, e o texto é o mesmo. Faz sentido isso? kkk

Mazuma

Mensagem por Mazuma » 20 Mai 2020, 11:06

Como mudar a tendência e/ou alinhamento de um personagem?

Pergunto isso porque me veio a ideia de querer fazer um Bárbaro que viria a se tornar Tirano do Terceiro, passando antes por Clérigo. Porém o MB proíbe que Bárbaros possuam tendência Leal - necessário para a CdP. Diz ainda que Bárbaros que adotem a tendência Leal perdem a habilidade de classe Fúria (inclusive, podendo ser recuperada com o talento regional Fúria Leal). Daí me vem a pergunta, como eu posso realizar essa build de personagem?

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 20 Mai 2020, 11:14

Pega Alma Livre, Guia da Trilogia, e seja um Clérigo de Kallyadranoch Caótico.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Reneeayala

Mensagem por Reneeayala » 21 Mai 2020, 08:12

Se um Aggelus com Asas Celestiais pegar Asas de outra fonte (como Renascido 10 na forma de Anjo Vingador) irá dobrar o deslocamento de voo ou nem?

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 21 Mai 2020, 09:50

Nem, só se a Habilidade ou Talento especificar o contrário.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas

Hírna Dur

Mensagem por Hírna Dur » 21 Mai 2020, 18:44

A magia Metamorfose fala que o alvo adquire o tamanho, habilidades físicas e deslocamento, além de bônus na CA e quaisquer ataques ou habilidades não mágicas. Todas as outras estatísticas, como habilidades mentais, nível, bônus base de ataque, pontos de vida, perícias e talentos permanecem inalteradas.

Assim, eu entendo que o tipo da criatura não altera - um humanoide transformado em dragão pode ser alvo de Aumentar Pessoa, mas não Megalon. Continua sendo humanoide. Certo?

Além disso, habilidades não mágicas - me parece meio farjuto que a magia de Metamorfose "copie" várias habilidades de criaturas, que não estão marcadas como (M). Por exemplo, a Doença da mordida de um Rato Gigante (Mód. Básico - Ed. Guilda do Macaco, p.78), as Barganhas, dos Diabretes Negociantes (Guia da Trilogia, p.72), ou a Visão da Verdade de uma Armadura Guardiã, que é literalmente uma magia (Guia da Trilogia, p.38).

Como vocês entendem a regra e como lidam com isso na mesa de vocês?

Lord Seph

Mensagem por Lord Seph » 21 Mai 2020, 20:38

Certo.

Qualquer Habilidade que não seja sobrenatural não pode ser copiada.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas

Hírna Dur

Mensagem por Hírna Dur » 22 Mai 2020, 12:23

Lord Seph escreveu:
21 Mai 2020, 20:38
Qualquer Habilidade que não seja sobrenatural não pode ser copiada.
Me perdi :P as Habilidades Sobrenaturais podem ser copiadas. Quais são elas? Todas que não tem o (M)?

Em algum momento, pensei em usar o itálico para diferenciar as Habilidades Mágicas e as não-Mágicas, até achar o (M). Todas estão em itálico. Mas tem coisas que me parecem próprias da "anatomia" da criatura - como um Sopro - e outras que não - como a Negociação do Diabrete - que são as sobrenaturais?

Responder

Voltar para “Tormenta”