Sobre a Jambô

A Jambô trabalha com as coisas mais legais do mundo nerd desde a década de 1990. RPG, card games, mangás… Tudo está em nosso DNA há muito tempo.

A Jambô trabalha com as coisas mais legais do mundo nerd desde a década de 1990. RPG, card games, mangás… Tudo está em nosso DNA há muito tempo.

Mas, no começo, apenas vendíamos esses produtos em nossa loja. Levar materiais divertidos para o público é bom, mas queríamos fazer mais: queríamos lançar nossos próprios livros, nossos próprios jogos.

Assim, em 2002, nasceu a Jambô Editora.

Começamos publicando versões brasileiras de RPGs publicados lá fora, de países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Em 2004, começamos a lançar também material nacional, com a publicação dos livros de Tormenta, até hoje a marca brasileira de maior sucesso no mundo do RPG.

Desde então, não paramos mais. Novas linhas, novos títulos, novos autores. Só uma coisa se manteve a mesma: nosso foco em livros divertidos.

Hoje, trabalhamos com diversos RPGs, incluindo os livros-jogos da série Fighting Fantasy, com mais de 18 milhões de cópias vendidas no mundo, e responsáveis por iniciar uma geração inteira de leitores no mundo nerd; Guerra dos Tronos RPG, o jogo oficial dos romances da série As Crônicas de Gelo e Fogo e do seriado Game of Thrones; e 3D&T, o RPG mais vendido do Brasil. Sem contar o já citado Tormenta, o premiadíssimo Reinos de Ferro e vários outros. É tanta coisa que, desde 2007, a Jambô é a editora brasileira que mais publica livros de RPG!

E não é só RPG que fazemos: lançamos também vários outros produtos. Temos romances — a Jambô publicou O Inimigo do Mundo, primeiro trabalho do hoje renomado Leonel Caldela. E temos quadrinhos, incluindo Holy Avenger, de Marcelo Cassaro e Erica Awano, uma das HQs mais premiadas do Brasil e finalista do prestigiado International Manga Award.

Com o crescimento das publicações, a marca Jambô passou a ser cada vez mais associada à editora. Mas a loja não só ainda existia como também havia crescido! Para garantir que ambas tivessem a atenção necessária, os negócios foram separados e, em 2015, uma marca nova foi criada para a loja — a Nerdz. A Nerdz é a loja oficial da Jambô, mas também trabalha com produtos de outras empresas.

A partir da separação, a Jambô pode se focar apenas na produção e desenvolvimento de produtos, o que permitiu expandir seu escopo. Atualmente, a Jambô produz, além de livros, outros produtos nerds, como games, camisetas e colecionáveis (estátuas, miniaturas, etc.).

Em 2016, a Jambô relançou a lendária revista Dragão Brasil. Nesta nova encarnação, é uma revista digital, mantida pelo próprio público através de uma campanha de financiamento coletivo recorrente, da qual você pode fazer parte aqui. Embora a mídia seja nova, o foco da revista se mantém: RPG e cultura nerd no geral. Tão importante quanto isso é o fato de que todos os editores originais estão de volta, garantindo que a Dragão tenha um papel tão importante nesta era quanto teve nos anos 1990.

Por enquanto, é isso. Mas quem sabe o que mais o futuro trará? Como qualquer bom personagem de RPG, estamos sempre ganhando XP — e sempre subindo de nível.