Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 2946
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 07 Dez 2019, 22:34

Acho que são casos diferentes, porque a arma drenante não tem restrição de alvo, e a magia tem. Um personagem vivo usando uma arma drenante em um construto recupera PVs? Eu acho errado, mas nada no texto impede.

Creio que o contrário não rola, um construto ou morto-vivo com a arma não pode drenar PVs, afinal entra no mesmo tipo de 'cura mágica por dreno' que a magia Roubo de Vida, mas aí depende da tua opinião a respeito.

O que poderia ser feito é que quanto o tipo de PVs dos dois não é compatível tu só pode drenar PMs.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 923
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 08 Dez 2019, 07:57

Tecnicamente isso depende somente do narrador e cenário. Porque não faltam por aí mídias onde os mortos vivos drenam os vivos. Bem como certas mídias, como matrix, onde as máquinas se abastecem da energia gerada dos vivos...

Mas sua visão sobre compatibilidade de PVs é ok pra mim. Só questionei a visão de que tudo que recupera PVs é cura. Isso que não fazia sentido.

Também existem muitas mídias que apoiam sua visão, como Warcraft onde os deathknights conseguem drenar apenas outros mortos vivos...

Mas em relação a arma drenar sem restrições e a magia não. Discordo. A magia tem restrição quanto ao alvo apenas, não quanto ao usuário. Supondo que um construto consiga usar essa Magia eu acredito que seria uma versão onde seja possível ele se beneficiar... Realmente a arma não dá nenhuma restrição, nesse caso a arma talvez cure o usuário, não necessariamente transferindo os pvs. Mas usando a energia para abastecer um segundo efeito...

Assim como você pode usar pvs para abastecer magias diversas se possuir "energia vital"
Editado pela última vez por Waldson em 08 Dez 2019, 18:15, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 2946
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 08 Dez 2019, 14:43

Foi o que eu falei, que a magia tem restrição de alvo.
Imagem

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 175
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por DiegoPaja » 09 Dez 2019, 16:17

Certamente não é o ideal e nem resolve o problema em todos os casos, mas no MdD há uma lista de quais vantagens permitir de acordo com o nível de fantasia do cenário. Essa questão da recuperação de "não vivos" também poderia estar relacionada nesses exemplos, ou então, o Mestre poderia obrigar o jogador a adquirir uma Restrição de Poder relacionada e vantagens/magias/itens que causam efeito de recuperação para esses tipos de criaturas.

Não estou com os manuais em mãos, tampouco li a fundo essas regras. Desculpem a imprecisão/confusão na escrita.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 2946
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 09 Dez 2019, 16:56

O problema é que o próprio manual dá algumas informações erradas.
Eles só recuperam Pontos de Vida com descanso, ou com a magia necromante Cura para os Mortos.
Isso aqui já mata toda a discussão, pois fala em recuperação, não apenas 'cura', mas ao mesmo tempo está deixando de fora as vantagens que recuperam PVs, Energia Extra e Regeneração. Texto antigo/reutilizado? Acabou passando batido em revisões? Não era a idéia inicial mas passou a ser? Difícil dizer, mas pelo menos temos exemplos impressos que corroboram.

A vantagem 'Cura' é um pouco diferente, pois ela precisaria ter como tu falou uma Restrição de Poder ou algo similar ou o jogador se entender com o mestre por fora, do tipo 'a minha Cura só serve pra construtos'.

Imagina se tivesse um conceito amplo de 'PVs vivos', 'PVs mortos' e 'PVs artificiais', e todas as formas de recuperação/cura apenas citassem pra qual (ou quais) ela é válida?
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 923
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 09 Dez 2019, 23:10

Mas essas coisas devem ser definidas conforme o cenário... Tudo é personalizável em 3det... Com um pouco de bom senso claro.

Não é necessário ficar personalizando coisas quase óbvias... Se o personagem tem cura mas é um morto vivo... Bem... Fod.... Ele ainda pode curar... Como é estética... Nada impede um vampiro de usar seu sangue para curar os vivos (como em vampiro a máscara) ou um robô usar tecnologia alienígena (como em starcraft) ou qualquer outra combinação... Isso é.. A menos que alguém impeça... Tipo o narrador... Enfim...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 2946
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 10 Dez 2019, 19:13

Eu realmente duvido que a grande maioria dos mestres não aceite algo assim, caso o jogador peça que a sua Cura seja específica pra um tipo diferente (como o exemplo de Cura só para construtos), mas se isso fosse uma regra base acabaria com muitos problemas e seria mais fácil pra todo mundo.

No caso dessa mesma vantagem (que pode ser usada em outros, as outras duas são pessoais então não precisam disso) ela poderia especificar que tu escolhe o tipo de PV que quer curar na compra dela ('vivos', 'mortos' ou 'artificiais'). Caso queira curar outros tipos poderia ou comprar a vantagem novamente ou outra coisa (como Superpoder de Cura Mágica ou de Conserto por exemplo).
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 782
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 23 Dez 2019, 21:09

Pessoal uma dúvida: Um personagem pode usar duas armas malditas a sua escolha?

Não tenho o Manual da Magia e estou parcialmente por fora de algumas novidades.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3154
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por the ga » 23 Dez 2019, 22:58

Pontus Maximus escreveu:
23 Dez 2019, 21:09
Pessoal uma dúvida: Um personagem pode usar duas armas malditas a sua escolha?

Não tenho o Manual da Magia e estou parcialmente por fora de algumas novidades.
A primeira maldição impediria ele de usar outra arma, então não. O personagem só poderia usar a primeira arma maldita que conseguisse.

Mas tem armas que na verdade são um par (como a Traidora e Inoculadora de Sszzaas, que são um item único), então em termos descritivos é possível.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 2946
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 24 Dez 2019, 19:57

Acho que se elas fizerem parte de um conjunto também seria válido, mas concordo que normalmente isso não é possível. Na pior das hipóteses ter duas armas amaldiçoadas faz com que o personagem não possa usar nenhuma delas: a primeira impede usar a segunda, a segunda impede de usar a primeira, e as duas impedem de usar qualquer outra.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”