Bençãos da Deusa — Jogando Online: Guia para mestrar no Roll20, Parte 3

Bençãos da Deusa — Jogando Online: Guia para mestrar no Roll20, Parte 3

roll20

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Conforme prometido, vamos para a parte 3 do nosso Guia para mestrar no Roll20! Hoje vamos falar desta linda barra vertical que fica no canto superior esquerdo da sua tela (em verde). Você pode ler a parte 1 aqui e a parte 2 aqui.

Seta

Esta seta abre duas opções: “Selecionar/Mover” (laranja) e “Mover visão” (verde). A maior parte do tempo você estará usando esta seta, e na opção “selecionar/mover”, pois é como você mexe objetos, tokens e outra coisas no mapa. A opção “Mover visão” é para mexer a tela em cima; raramente uso, pois acho mais fácil fazer isso clicando com o botão direito do mouse ao invés de ficar alternando as duas.

Camadas

Aqui que a magia começa. Existem 3 opções de camadas no Roll20 (em vermelho):

“Plano de Fundo” (verde): como diz o nome, é onde fica o fundo da tela, geralmente o mapa, grid ou imagem daquela cena. Para colocar um mapa, basta deixa a opção “Plano de Fundo” selecionada e arrastar de outra pasta para o Roll20. Ali, você faz os ajustes necessários de tamanho.

“Objetos e Tokens” (laranja): é a camada usada pelos jogadores, e você também vai usá-la a maior parte do tempo. É onde ficam os tokens dos jogadores, dos inimigos, NPCs, enfim, tudo que aparece para os jogadores está aqui. Esta é a única camada que eles podem enxergar.

“Camada do Mestre” (roxo): é onde o mestre deixa tudo que somente ele pode ver. Uma marcação, um inimigo escondido pronto para aparece, qualquer coisa que guie o mestre. Posteriormente mostrarei como passar algo da camada do mestre para a camada de Objetos e Tokens.

“Opacidade de sobreposição do MJ” (amarelo): é o quão nítidas ou opacas as coisas que estão na camada do mestre aparecem para você.

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Pincel

A ferramenta Pincel (vermelho) tem uma série de opções que não vou explicar uma a uma, uma vez que são autoexplicativas. Você pode desenhar no mapa, fazer formas geométricas, escrever e uma série de outras coisas. Infelizmente a opção “limpar desenhos” (verde, no final) apaga tudo que tiver sido desenhado no mapa.

Zoom

A Ferramenta zoom (vermelho), como o nome diz, aumenta ou diminui o zoom da tela. Usando a ferramenta pela barra vertical, você escolhe entre os valores fixos. Porém, há uma barra vertical à direita (preto) onde você controla, podendo obter porcentagens de zoom diferentes.

Régua

A ferramenta de Régua (vermelho) é muito usada principalmente durante combates. Serve para medir a distancia entre objetos, personagens, verificar se o ataque ‘pega”. As opções de encaixe (laranja) marcam a partir de que parte do quadrado a régua começa a medir: do centro, do canto ou sem encaixe (o que vale é onde você clicou). As opções de mostrar ou esconder (verde) no geral servem principalmente se o mestre quer medir algo sem que os jogadores vejam. A régua em si (roxo) mostra a distância em medidas e em quadrados. É possível mudar a unidade de medida, falarei disso depois.

Nuvem

A “nuvenzinha” (vermelho) serve para ocultar áreas para os jogadores não verem. No geral, é usado para exploração de lugares. Em “Ocultar áreas” (verde), você esconde as áreas que não quer que os jogadores vejam, assim como em “Revelar áreas” (azul) você mostra as áreas que quer para seus jogadores. Na segunda imagem (seta laranja) mostro como fica a visão da área ocultada (ao redor) e revelada (no centro) pela visão do mestre. Na terceira imagem (seta roxa) mostro a mesma cena, mas do ponto de vista dos jogadores ( token do Pikachu representa um jogador da mesa. Certamente será uma mesa eletrizante xD). Para Ocultar, bem como para Revelar uma área, basta clicar na opção e selecionar o espaço desejado.

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Iniciativa

Este em vermelho é o botão da iniciativa. É a ordem de ações, geralmente em combates. Ao clicar nele, abrirá a caixinha verde. Ali é onde estarão o nome dos personagens e inimigos e suas iniciativas. Dependendo da ficha utilizada, os jogadores podem selecionar seu próprio token e fazer a rolagem pela ficha, e seus nomes e números vão automaticamente para a lista.

Clicando no botão com a engrenagem (rosa) você abre as configurações da Turn Order. A primeira opção é em qual ordem você quer que apareça: ordem decrescente ou crescente (numérica) e ordem A-Z ou Z-A (alfabética). No geral, usamos a ordem Decrescente (do maior número para o menor número).

A segunda opção (laranja) é para adicionar itens à Turn Order. Podem ser os inimigos ou algum jogador que rolou e esqueceu de clicar no seu token antes de rolar. Ali você escreve o nome e clica em “adicionar”. O valor você põe manualmente na própria Turn Order depois que o nome aparecer ali.

O último botão (amarelo) é onde você limpa a Turn Order para um novo combate, todos os nomes e valores são apagados

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Dados

Ao clicar neste botão que tem um d20 (vermelho), você abre este rolador de dados. A primeira opção é a rolagem básica (em verde): você clica no dado que quer rolar e ele rola automaticamente. Na opção avançada (em azul) você pode escolher quantos dados, qual dado e pôr um modificador, tanto positivo quanto negativo. Em baixo ele mostra suas últimas rolagens (em laranja) e você pode clicar em “Re-Roll” para rolá-las novamente sem ter que digitar tudo de novo na parte avançada.

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Por último, temos a interrogação; este é o ícone de ajuda do próprio Roll20, e desta forma não cabe explanar sobre aqui.

E aí? Conseguiram entender até agora? Com esta parte 3 vocês já pode começar a montar suas mesas no Roll20! Teremos ainda uma parte 4, onde falarei das configurações de mapas e tokens. Por fim, espero que estejam gostando e sigam acompanhando o Guia! Até lá!

Leia também a Parte 1, Parte 2 e os Extras!

13 COMENTÁRIOS

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Mateus Cantele

Finalmente consegui entender o botão iniciativa! Eu li e vi várias coisas mas não entrava na minha cabeça! Muito obrigado! Ótimo texto! Novamente, super didático!

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    Camila Gamino

    Muito obrigada! Fico feliz que tenha te ajudado! Semana que vem tem um pouco mais!

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Lucena

A minha grande dúvida é se o certo é medir as coisas com a Régua a partir do centro do token ou da borda (quando se fala de T20).

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    Camila Gamino

    Bom dia! Eu recomendo usar a partir do centro. Ele ignora o quadrado em que o token está e começa a contar do seguinte (como fazemos em T20). Se usar a régua partindo da borda, vai depender de qual borda pegar e dá diferença.

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Raony

Ansioso pela Parte 4!

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    Camila

    Saí logo, logo1 Espero que tenhas curtido até aqui!

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Sakarinofei

Boa tarde, uma dica ali no “Turn Order Settings”: caso queiram criar um marcador de turnos vocês podem dar um nome ao Marcador em “Adicionar Item Personalizado” e no campo abaixo que diz “Cálculo de Rodada opcional” colocar +1 e após isso clicar em “Adicionar”. Com esse marcador, sempre que o turno passar nesse marcador ele adicionará +1 ao marcador que inicia em 0.

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Paulo Ramon

Esse artigo, assim como os anteriores desta série, é um ótimo exemplo de serviço prestado pela Jambô e pela Camila em época de isolamento social.
Novamente, parabéns!

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Mateus Franzese

Podia ter uma parte só explicando ficha, como linkar ela aos jogadores e monstros, etc. Tenho muita dificuldade nessa parte.

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Vitorlino

Eu tô ansioso pra chegar nas fórmulas de macro. Até hoje não aprendi a fazer isso…

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Ricardo Costa

Camila. Excelente iniciativa. Existem muitos guias para Roll20, mas a maioria é em inglês e em áudio, e nem todos tem fluência para compreender. Aguardo a parte 4 e agradeço ter se disposto a fazer e colocar, assim, mais pessoas com possibilidades de jogar.

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Fabio Carvalho

Quebrou uma Arvore Camila, obrigado. Existem alguns vídeos que a galera explica muito rápido e vc tem que ficar passando e passando varias vezes. Explanando de forma simples assim eu consegui absorver tudo. Espero que você continue as explicações, estão bem didáticas!

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pereiraa2000

Belo artigo! Vou deixar aqui minha contribuição aos mestres que querem testar macros, ataques ou esconder qualquer tipo de roll, mantendo a surpresa para os jogadores. Escreva no chat /talktomyself e depois disso o que você por no chat, rolls, macros, etc aparece apenas para você e não ficam salvas, para sair é /talktomyself off ou fechar o roll 20.