Bençãos da Deusa — Jogando Online: Guia para mestrar no Roll20, Parte 4

Dicas de RPG

Bençãos da Deusa — Jogando Online: Guia para mestrar no Roll20, Parte 4

Por Em Dicas de RPG Comentários Bençãos da Deusa — Jogando Online: Guia para mestrar no Roll20, Parte 4 10

Depois do guia básico para mestrar no Roll20 — para ver os posts anteriores basta clicar em: parte 1, parte 2 e parte 3  — agora vem o Guia de Extras! Pequenas configurações e mapas e tokens que são úteis na mesa.

Começaremos pelos amados mapinhas!

Configuração de Mapas no Roll20

Ao clicar no quadro em azul indicado pela seta vermelha, você abrira a tela de mapas: todos os mapas daquela mesa aparecerão ali. Ao passar o cursor em cima do mapa, aparecerão opções, como indicado pela seta amarela. A roda dentada abre as configurações do mapa. Note que tem uma bandeira vermelha dizendo “players” em cima do mapa: indica qual mapa os jogadores estão vendo. Para movê-lo para outro mapa, basta arrastar esta bandeira vermelha.

Ignorem a aba de luz dinâmica, esta opção está disponível apenas nas versões Plus e Pró do Roll20. Na parte circulada em laranja, você vai aumenta ou diminuir o seu espaço de tela para o mapa. Mexa nos números da frente, os “25”. Na parte circulada em roxo, você mexe na cor do fundo.

A segunda imagem fica abaixo da primeira, rolando na lateral. É a partir daqui que a magia acontece. Na parte circulada em azul, você pode mudar a medida dos quadrado. Aqui no Brasil usamos metros, e não pés. Para jogos como Tormenta20, mude o número para ‘1,5’ e e a medida para “m” (metros). Bem abaixo, você tem a opção de ligar ou desligar a grade no mapa. Aqui, em vermelho, tem o pulo do gato: em Tormenta 20 por exemplo, andar na diagonal conta como “2 quadrados”. Para que a medida da régua fique correta, mude aqui para a opção “Manhattan”.

Mas atenção: Mude a opção em vermelho e só depois mude a medida, em azul. Mexer nesta caixa de distância faz a medida voltar ao original

A caixa em verde muda a cor das linhas do grid e o quanto elas aparecem. Quando mais para a esquerda, mas claro o grid fica. Quanto mais para a direita mais visível o grid fica. E para finalizar, claro, não esqueça de salvar, no botão rosa mostrado pela seta amarela: se fechar sem salvar, as configurações não são salvas.

Configuração de Tokens no Roll20

Ao abrir uma ficha, essas opções aparecerão. A opções em azul faz aparece na tela de todos os jogadores, se sobrepondo ao mapa. A opção em vermelho edita as configurações de token e da ficha (mas não a ficha em si: para isso, basta ir completando nesta página mesmo)

 

A opção em Vermelho muda o nome do personagem, a opção em azul é onde você marca quem pode ver aquela ficha no seu “Diário”, e a opção em verde determina quem pode editar e controlar aquela ficha.

Na caixa laranja, você pode designar um avatar, uma imagem para aquele personagem. E finalmente na caixa roxa, você designa o token do personagem. Para isso, o token escolhido precisa estar selecionado, como na imagem. Depois disso, é só clicar no botão “Use Selected Token”. Agora, veremos o que acontece quando clicamos na roda dentada que “salta” do token quando clicamos nele:

roll20

Aqui você também pode fazer as configurações de tokens com personagens. No retângulo vermelho, vai aparecer a lista de todos os personagens que têm uma ficha, e você pode selecionar qual deles este token representa. Abaixo, em azul, você pode selecionar qual jogador controla este token (incluindo a opção ‘todos os jogadores’). Em verdade, você coloca as barras no token, geralmente para representar vida, mana e outras coisas de acordo com a mesa.

No mesmo lugar onde vocês colocam as barras de vida, mana, etc, ao lado dos valores totais tem a opção “atributo” (nas setas verdes). Ali, você seleciona que parte da ficha aquela barrinha representa. No exemplo, eu selecionei “vida” e “mana”. Assim, quando os jogadores mexerem nos valores na própria ficha, automaticamente muda os valores nas barrinhas, e assim é mais fácil de controlarem seus pontos e você pode deixar cópias dos tokens em vários mapas, sem se preocupar em ter que pegar o último por causa do controle deles. Existem Várias opções de link, mas “vida” (pra controlar os Pontos de Vida) e “mana” (pra controlar os Pontos de Mana) são os mais comuns de se usar.

 

roll20

Aqui, são mais algumas opções para usar durante o jogo. Clicando na ‘bolinha” ao lado da roda dentada, aparecem estar opções: são marcadores para colocar no token, marcar alguma condição, enfim, o que precisar. E a dica aqui é: se você selecionar alguma das bolinhas coloridas e clicar em um número do seu teclado em seguida, o número aparece em cima da bolinha. É ideal para marcar inimigos genéricos sem se perder, como o capanga 1, capanga 2, capanga…..

Finalizando

Antes de encerrarmos, vou deixar pra você um site facinho e maravilhoso para fazer tokens, o Token Stamp 2. É fácil, rápido e tem várias opções de cores e modelos.

E este é o final do nosso Guia para Mestrar no Roll20. Espero que tenham gostam e ajude vocês a encherem a internet com mais RPG. Sei que não tratei de tudo, mas o objetivo era ser um guia básico mesmo. Lembrando que você encontra também temos a parte 1, parte 2 e parte 3!

Até a próxima e bora jogar RPG online!

Comentários (10)

  1. Estes são meus artigos favoritos! Tenho duas dúvidas extras que talvez você possa responder aqui nos comentários:

    1- Você disse que se os jogadores alterarem o valor do atributo na ficha ele altera automaticamente no token. Mas o contrário também acontece? Por exemplo, digamos que “sem querer” alguém mudou ou valor máximo da vida no token, este valor também será alterado na ficha?

    2- Como funciona com criaturas e monstros? Eu consigo linkar vários tokens a uma mesma ficha? Por exemplo, eu quero preparar uma emboscada de kobolds. Todos terão os mesmo valores na ficha, teoricamente eu só preciso de uma ficha. Mas cada um terá valores variáveis de vida, dependendo quem recebeu o primeiro ataque dos jogadores, qual kobold apanhou mais, etc.

    1. 1 – se mexerem clicando na bolinha que fica sobre o token só muda a atual, creio que se ditarem na configuração perca o link com o atributo, e vale lembrar que na barra ao clicar na bolinha pode-se usar soma nos valores por exemplo se personagem tinha 12/24 vida e recebeu 10 de cura não precisa mudar para 22 basta digitar “+10”, o mesmo vale para dano, mas com negativo “-5” por exemplo que já subtrai do valor atual
      2 – pra inimigos não tem como linkar, pois dai eles compartilhariam a mesma vida entre eles, vi ter que por a vida máxima e atual em cada um deles

  2. Deveríamos dar mais atenção pro lado brasileiro de aplicativos para narração de RPG, o programa Firecast (https://firecast.app) teve uma atualização alguns meses atrás que foi uma grande milestone pro desenvolvimento da plataforma, sou cadastrado e uso ela deste 2014 e claro, como todas as coisas, ela tem suas áreas que faz bem assim como suas áreas que deixa a desejar. Mas o discord deles é bastante ativo e aberto a sugestões. Espero que deem uma olhada lá, se quiserem ajuda para montar sua própria mesa, fichas ou só bater papo mesmo, procure pelo PotatoKing na mesa “Tormenta 20 – Isso mesmo que você ouviu.”!

  3. Excelente guia sobre o Roll20! Me ajudou bastante a melhorar a mesa que estou mestrando. Será feito um guia sobre as macros que aparecem nas lives? Principalmente as macros que fazem rolar automaticamente os danos das magias na sua descrição… isso ajudaria muito a melhorar a dinâmica da mesa.

    1. Macros são separados das magias, pode existir macros globais que ficam na aba de macro e todos podem usar, uso essa por exemplo pra dividir ouro entre os participantes e já tirar a dizimo de Azgher, e habilidades que ficam em cada personagem, expandindo por parte
      Na parte 2 desse guia cita a aba de coleção, lá da para criar os marcos que todos usariam
      Na ficha no final tem atributos e habilidades, essa parte de habilidade seria os macros só do personagem, tipo palavras afiadas do nobre, ataque poderoso do guerreiro, o golpe especial ou alguém que use o talento de ataque defensivo
      por último, Como dito pelo Thiago, em qualquer texto descritivo, você pode por o [[]], por exemplo na arma na descrição você pode escrever algo como “dano de fogo [[1d6]]” assim sempre que atacar já vai aparecer o dano de fogo separado, caso seu devoto de Azgher tiver usado espada solar , pois alguns inimigos podem ter resistência só a dano de fogo, se não tiver usado é só desconsiderar, outro exemplo é a habilidade riqueza do nobre, no texto descritivo você pode escrever algo como “[[[email protected]{car_mod}[email protected]{charnivel}]] TO ” assim ele já faz a rolagem e mostra o quanto o personagem ganha, pra rodar é só clicar no balão que fica ao lado do nome, a magia o Thiago já disse, mas vale lembrar que o CD também e descritivo e o [[]] pode-se ser usado mesmo sem rolar nenhum dado no cd da magia eu deixo escrito assim “[[[email protected]{car_mod}[email protected]{metade_do_nivel}]]” logo sempre que personagem subir de nível ou mudar atributo de carisma ele vai atualizar o cd da magia
      @{algumacoisa} é pra chamar atributos na última aba da ficha pode ver todos eles, e parando com o mouse sobre algum valor da ficha se for um atributo ele mostra um tooltip com nome, exemplo são os modificadores dos atributos, ou mesmo a soma total da alguma pericia, se parar com o mouse sobre o bônus total da pericia que fica no quadrado em negrito vai mostrar algo como @{diplomaciatotal}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *