O que são fanfics e como elas estão ganhando o mercado editorial

Literatura e diversão

O que são fanfics e como elas estão ganhando o mercado editorial

Por Em Literatura e diversão Comentários O que são fanfics e como elas estão ganhando o mercado editorial 0

Quando os fãs resolvem usar da imaginação para construir novas histórias em seus universos favoritos, nascem as fanfics. Conheça um pouco sobre essas obras criadas por fãs e fique sabendo como algumas dessas obras ganharam o mundo.

O que são as fanfics?

Fanfic é a abreviação de fan fiction, uma expressão em inglês que se traduz para “ficção de fã”. Ou seja, é quando um admirador se inspira em uma trama consolidada no mercado para criar uma história própria, decidindo novos destinos e situações para personagens criados por outra pessoa.

Um enredo seu com personagens da cultura pop? Parece uma ótima ideia e realmente é!

Muitas pessoas se enganam ao acreditar que as fanfics nascem e morrem como histórias de “gaveta”, pois existem vários exemplos conhecidos de best-sellers que surgiram a partir de uma história de fã.

Para citar alguns exemplos

Posso começar citando 50 Tons de cinza, romance hot que lotou tanto as filas dos cinemas quanto as livrarias. E.L James nunca escondeu a origem de seu renomado livro: Crepúsculo. Sim, 50 tons de Cinza é uma fanfic adaptada do best-seller.

Bella e Edward foram transformados em Anastasia Steele e Christian Grey, o livro perdeu o universo vampiresco para ganhar tons mais sensuais e o vampiro se tornou um playboy rico com desejos incomuns.

 

Os protagonistas das adaptações cinematográficas de 50 tons de Cinza e Crepúsculo. A imagem foi montada pelo site Antena 3.

 

Outra história que atravessa os séculos e é oriunda de outra história é Romeu e Julieta. Um dos dramas trágicos mais famosos do mundo é uma fanfic do poema de Arthur Brook.

Assim, percebemos que as fanfics abrem diversas possibilidades e vem ganhando público rapidamente. Muitas histórias chegam a milhares, algumas vezes milhões, de leituras na internet, agradando os fãs e perpetuando grandes obras.

No Brasil, não é raro uma fanfic ser adaptada e ganhar contornos próprios. Aqui, eu cito Astral, de Marcela Alban, que nasceu com Naruto, Sakura e companhia como personagens principais de uma história baseada no universo de Masashi Kishimoto. A fanfic, entretanto, transformou-se em uma história sobre Milena, a louca dos signos, em seus julgamentos e desventuras.

 

Romeu e Julieta interpretados por Claire Danes e Leonardo DiCaprio no filme Romeo + Juliet, de 1996.

A evolução das fanfics

Definir quando as fanfics começaram é quase impossível. De Romeu e Julieta a Star Trek, de Crepúsculo a Star Wars, os fãs há anos investem seu tempo em histórias baseadas em seus livros e filmes favoritos.

Esse tipo de literatura popularizou-se na década de 60 no resto do mundo. E no Brasil, vem ganhando uma quantidade de fãs cada vez maior nas redes sociais e sites especializados.

A popularização da internet é um evento crucial para o crescimento dessa categoria. Blogs dedicados a escrita e redes sociais voltadas aos escritores tornaram o escrever e disponibilizar histórias mais democrático e acessível, abrindo espaço nesse meio. Claro, como tudo na vida, esse crescimento trouxe vantagens e desvantagens ao ramo da escrita.

 

Star Wars e Star Trek, duas franquias que geram muitas fanfics. A imagem foi montada pelo site Screen Rant.

 

Enquanto a possibilidade de escrever sobre personagens favoritos cobriu a internet, trazendo textos mal-acabados, publicações sem qualquer tipo de revisão e um mundaréu de obras escritas sem o mínimo de cuidado, fomos também agraciados com histórias bem acabadas, tramas envolventes e autores dedicados e determinados a entregar o seu melhor para o público.

Se ainda existe certo preconceito por leitores que não gostam de fanfics por apostarem na falta de originalidade, esse preconceito vem diminuindo conforme os autores se dedicam mais e mais para entregar uma história coerente. Os leitores de fanfics procuram algo
inédito e criativo, que mantenha a coerência com o universo inspirado.

Existem fanfics focadas em responder pontas soltas nas histórias, aplicando teorias discutidas no meio aos fãs e muitas vezes tão interessante quanto o plot da obra.

A fanfic de Naruto que virou uma comédia sobre signos

Antes de lançar Astral pelo selo Odisséias da Jambô, Marcela Alban atingiu a incrível marca de 60 fanfics escritas.

A experiência da autora com a escrita é traduzida na qualidade da obra. E é por isso que, apesar de ser seu primeiro livro lançado, Astral é maduro, bem construído e tem uma narrativa coerente. O livro foge dos erros comuns de autores iniciantes e da habitual pressa que o escritor tem de lançar seus “filhos” para o mundo.

Marcela é prova de que um autor consegue adquirir experiência criando textos baseados em um universo existente, além de conseguir amadurecer uma ideia e, de maneira eficiente, entregar um livro de qualidade.

 

Marcela Alban e seu livro, Astral.

 

Como dito anteriormente, Astral é oriundo de uma fanfic de Naruto. Marcela aproveitou os personagens e descreveu os signos conforme a data de aniversário real deles. Naruto, por exemplo, é libriano e a personagem que o substituiu em Astral também é.

Ao decidir lançar Astral, a autora transformou a história sobre um de seus personagens preferidos em um livro engraçado sobre Milena, uma louca por signos que julga as pessoas de acordo com seu Mapa Astral. A sagacidade do livro e sua originalidade são traços marcantes.

Marcela consegue prender o leitor modelando os personagens conforme a trama avança, deixando trilhas e cenas hilárias que fazem o leitor querer ler a próxima página e descobrir como Leonel, um leonino irritante e sedutor, vai conseguir reverter a opinião dos astros!

Com personagens carismáticos e uma escrita leve e cadenciada, Astral não parecia despercebido pelos editores do selo Odisseias, mesmo sendo uma história vinda de uma fanfic. Astral foi lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2019.

Tudo isso começou com uma história que tinha como intenção apenas a satisfação própria, e acabou como um lançamento em um dos maiores eventos de livros no Brasil.

E você, terminou de ler pela quinta vez seu livro favorito? Sente falta das tiradas engraçadas de um personagem querido? Gostaria de conhecer outros pontos de vista daquele mundo tão bem criado por um escritor renomado? Dê uma chance às fanfics, descubra um mundo novo e divertido e aproveite para conhecer um pouco mais sobre autores com potencial e criatividade.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *