Sal & Tormenta — Deleite Mágico, Bolos de Jade e Frescor de Nimb

Sal e Tormenta

Sal & Tormenta — Deleite Mágico, Bolos de Jade e Frescor de Nimb

Por Em Sal e Tormenta Comentários Sal & Tormenta — Deleite Mágico, Bolos de Jade e Frescor de Nimb 5

Agora que o frio deu uma trégua em Porto Alegre, finalmente foi possível colocar as receitas geladas para votação nas Sobremeas dos Deuses aqui na coluna Sal & Tormenta! Como pessoas vindas de lugares quentes o ano todo, nem eu nem Elisa Guimarães tivemos coragem de encarar sorvete e raspadinha em nosso primeiro inverno no Rio Grande do Sul. Essa também foi a edição com algumas das receitas mais estranhas, mas surpreendendo a todos (até nós mesmos), elas ficaram bem gostosas!

Esperamos que gostem!

Como sempre no Sal & Tormenta, regras por Rafael Dei Svaldi e fotos por Matheus Tietbohl! Ana Carolina Gonçalves foi cobaia.

Lembrando que a CD de preparo de todos os doces dos deuses é 20.

Deleite Mágico

Em Arton, a magia pode até ser algo comum, mas nem por isso deixa de criar seus momentos de maravilhamento. A sobremesa de Wynna, deusa da magia, sempre será um desses momentos: é possível perceber que a receita foi bem sucedida porque ela sempre terá algum elemento surpresa que a torna encantaodora e apetitosa. Uma mudança súbita de cor, a temperatura que se adequa sozinha até se tornar perfeita, um aroma misterioso e sedutor… 

Sobre esta receita: Nós sabemos que o chá de clitória, que muda de cor na presença de ácidos ou bases, não é fácil de conseguir no Brasil (a gente comprou no Shopee). Ele não tem gosto de nada e a função na receita é só o efeito da mudança de cor. Se você gosta de limão, quer algo gelado e fácil de fazer e não tem acesso ao chá, a gente recomenda fazer sem.

Efeitos na mesa

Escolha uma magia de 1º círculo. Até o final do dia você pode lançar essa magia uma única vez, sem aprimoramentos, pagando 2 PM (atributo-chave Inteligência).

Custo:  6 T$ 

Receita de Deleite Mágico (a.k.a granita de limão com chá de clitória e rosas)

Ingredientes

  • 5 limões sicilianos
  • 1 limão taiti
  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de sopa de água de rosas
  • 500 ml de água
  • flores secas de clitória a gosto

Preparo

  1. Misture as 2 xícaras de água e o açúcar e leve ao fogo até que todo o açúcar se dissolva. Não é preciso ferver.
  2. Espere a mistura esfriar e acrescente o suco de todos os limões. Caso não vá fazer o chá, acrescente também a água de rosas. Leve a mistura ao freezer até congelar completamente.
  3. Caso vá servir com o chá, ferva os 500 ml de água e deixe as flores de clitória infusionarem no chá. Quanto mais flores, mais azul vai ficar. Misture a água de rosas e leve à geladeira.
  4. Quando a base da granita estiver totalmente congelada, basta raspá-la com uma colher ou garfo e servir. Para o efeito da mudança de cor, acrescente o chá ao gelo raspado na hora de servir.

Bolinhos de Jade

Como um deus preocupado com a honra e a verdade, Lin-Wu abençoa seus protegidos com uma guloseima barata, acessível e portátil. Capaz de agradar em mesma medida os nobres em seus banquetes, o mais simples dos camponeses e os aventureiros que precisam ficar longos períodos fora de casa. Como sinal da gratidão da divindade e seu povo pelo acolhimento após o terrível ataque da Tormenta, esse pão macio e da cor de jades tem um recheio que talvez fosse mais esperado em uma mesa tipicamente valkariana, sob um preciosismo típico de Tamu-ra.  

Efeitos na mesa

Ao fazer um ataque corpo a corpo, você pode gastar o efeito desta comida. Se acertar o ataque, causa dano máximo.

Custo:  4 T$ 

Receita de Bolinhos de Jade (a.k.a baos de matcha no vapor recheados com brigadeiro)

Ingredientes

  • 1 2/3 xícara de farinha de trigo branca
  • 1/4 xícara de água
  • 1/3 xícara de leite
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento seco para pão
  • 1 colher de sopa de matcha (chá verde em pó)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de cacau ou chocolate em pó
  • papel manteiga

Preparo

  1. Misture a farinha, o fermento e o matcha. Esquente a água, o leite e o açúcar até a mistura ficar morna e o açúcar dissolver.
  2. Misture o leite à farinha com fermento com a mão. Acrescente a pitada de sal. 
  3. Polvilhe uma fina camada de farinha em uma bancada para não grudar. Sove a massa por 15 minutos (ou até a mistura ficar homogênea). Acrescente aos poucos mais farinha na bancada sempre que a mistura voltar a grudar na bancada.
  4. Coloque a massa em uma bacia, tampe com um plástico filme e deixe crescer em um lugar mais quente até que a mistura dobre de tamanho.
  5. Enquanto isso, prepare um brigadeiro normal até desgrudar do fundo da panela e ficar em ponto de enrolar. Espere esfriar, divida em 8 porções e enrole 8 bolinhas. Deixe na geladeira.
  6. Assim que a massa dobrar de tamanho, sove-a novamente até voltar a ficar homogenea. Divida em 8 poções de mesmo tamanho, forme bolinhas e reserve para que fermentem e cresçam novamente.
  7. Abra as bolinhas com um rolo (ou uma garrafa de vidro) enfarinhado para que a massa não grude. Cubra cada um dos brigadeiros com um dos discos de massa formando uma bolinha.
  8. Corte 8 quadrados de papel manteiga e coloque um pãozinho sobre cada um deles.
  9. Cozinhe os pães no vapor por 15 minutos com um espaço entre eles, porque eles crescerão no calor. Retire do vapor e estão prontos.
  10.  Caso você não tenha uma panela de cozinhar no vapor (que foi nosso caso), coloque uma caneca de cerâmica (ou outro recipiente que aguente calor) em uma panela alta com tampa. Encha a panela com água até metade da altura do recipiente e ferva a água. Nesse momento, coloque um prato com os bolinhos sobre a caneca e tampe a panela.

 

Frescor de Nimb

Mesmo os paladares mais refinados de Arton, aqueles que provaram os sabores mais exóticos, raros e estranhos tem uma grande dificuldade em explicar como é provar o Frescor de Nimb, ainda que nenhum deles tenha algo além de elogios para falar da experíência. Um creme gelado a primeira vista, dizem que a sobremesa é capaz de refrescar e esquentar aqueles que a consomem ao mesmo tempo, em uma confusão de reações físicas que só o olhar do deus do caos poderia levar até os mortais.

Efeitos na mesa

O próximo resultado “1” que você rolar em um teste será considerado um “20”. E o próximo resultado “20” que você rolar será considerado um “1”.

Custo:  2 T$ 

Receita de Frescor de Nimb (a.k.a sorvete de baunilha, chocolate e pimenta)

Ingredientes

  • 300 g de creme de leite ou nata bem gelados
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 g de chocolate (nós usamos 70% e recomendamos usar um menos doce, mas vai do seu gosto)
  • 1 colher de sopa de essência ou extrato de baunilha
  • 10 unidades de pimentas dedo de moça(na verdade, vai de quão picante você aguentar. Nós usamos habanero e dedo de moça, passamos dois dias com as mãos ardendo)
  • 1 maçã descascada e picada
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de água
  • 1 colher de chá de limão

Preparo

  1. Para a geleia de pimenta, corte das pimentas no meio, retire as sementes e pique-as. Leve ao fogo com a maçã, o açúcar, a água e o limão. Cozinhe até a maçã começar a derreter e a mistura ficar com consistência de geleia. Deixe esfriar e reserve.
  2. Para o sorvete, bata o creme de leite gelado até atingir picos médios, ou seja, engrossar a pouco de ganhar consistência mas ainda não manter a forma. É importante não bater creme de leite fresco ou nata demais, se não vira manteiga.
  3. Misture o leite condensado e bata a mistura até atingir pico duro, ou seja, ser capaz de manter a forma.
  4. Acrescente a geleia de pimenta, a baunilha e o chocolate picado. Misture o suficiente só para incorporar.
  5. Leve ao freezer de um dia para o outro.

Bonus: Matheus e Ana provando o Frescor de Nimb!

Mais Sal & Tormenta

Sal & Tormenta 01 — Lena e Khalmyr
Sal & Tormenta 02 — Aharadak, Thyatis e Kallyadranoch
Sal & Tormenta 03 — Arsenal, Tenebra e Thwor

Terminou a refeição? Que tal Aventuras Anti-ácidas?

Aventuras Anti-ácidas — Temebra, Arsenal, Thwor e Thyatis

Comentários (5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *