Sobre a Jambô

Sobre a Jambô

Fundada em 2002, a Jambô publica jogos de RPG — sendo a maior editora do Brasil neste segmento — literatura fantástica e quadrinhos.

A seguir estão alguns de nossos principais produtos.

  • Dragão Brasil. Lançada em 1994, esta revista apresentou o mundo nerd e o RPG para uma geração de leitores. Após alguns anos fora do mercado, voltou em 2016, agora em versão digital e mantida pela maior campanha de financiamento coletivo recorrente do país. Para saber mais sobre a Dragão Brasil e assinar a revista, acesse www.apoia.se/dragaobrasil.
  • Tormenta. Criado em 1999, Tormenta surgiu como um cenário para jogos de RPG. Desde então, cresceu até se tornar o maior universo de fantasia do país, com dezenas de publicações — entre RPGs, quadrinhos e romances — e dezenas de milhares de fãs. Títulos importantes incluem a série em quadrinhos Holy Avenger e os romances da Trilogia da Tormenta.
  • Livros-jogos Fighting Fantasy. Esta série de livros-jogos — uma mistura de romance com RPG, na qual o leitor assume o papel de herói da história — foi publicada em mais de 15 países, com milhões de exemplares vendidos. No Brasil, foi publicada originalmente nos anos 1990, com o nome de Aventuras Fantásticas. Agora, está de volta ao país pela Jambô, com traduções e capas inéditas.
  • Romances de Dungeons & Dragons. A Jambô é responsável por trazer ao Brasil os romances de Dungeons & Dragons, o primeiro e maior RPG do mundo. A linha inclui séries como A Lenda de Drizzt, com diversos títulos na lista de best-sellers do New York Times, e Crônicas de Dragonlance, amada por incontáveis fãs.
  • Quadrinhos da Valiant. Uma das principais editoras de HQs dos Estados Unidos, a Valiant possui um premiado universo de super-heróis focado em histórias coesas e maduras. Entre seus principais personagens estão X-O Manowar, Ninjak, Bloodshot e Faith. A Jambô publica os quadrinhos da Valiant no Brasil, em álbuns com histórias fechadas e acabamento de alta qualidade.

Histórico

A Jambô trabalha com as coisas mais legais do mundo nerd desde a década de 1990. RPG, quadrinhos, romances… Tudo está em nosso DNA há muito tempo.

Mas, no começo, apenas vendíamos esses produtos em nossa loja. Levar materiais divertidos para o público é bom, mas queríamos fazer mais: queríamos lançar nossos próprios livros, nossos próprios jogos.

Assim, em 2002, nasceu a Jambô Editora.

Começamos publicando versões brasileiras de RPGs publicados lá fora, de países como Estados Unidos e Inglaterra. Em 2004, começamos a lançar também material nacional, com a publicação dos livros de  Tormenta, até hoje a marca brasileira de maior sucesso no mundo do RPG.

Desde então, não paramos mais. Novas linhas, novos títulos, novos autores. Só uma coisa se manteve a mesma: nosso foco em livros divertidos.

Hoje, trabalhamos com diversos RPGs, incluindo os livros-jogos da série Fighting Fantasy, com mais de 18 milhões de cópias vendidas no mundo, e responsáveis por iniciar uma geração de leitores no mundo nerd;  Guerra dos Tronos RPG, o jogo de interpretação oficial da série de romances As Crônicas de Gelo e Fogo e do seriado Game of Thrones; e 3D&T, o RPG mais vendido do Brasil. É tanta coisa que, desde 2007, a Jambô é a editora brasileira que mais publica livros de RPG!

E não é só RPG que fazemos: lançamos também vários outros produtos. Temos romances — a Jambô publicou O Inimigo do Mundo, primeiro trabalho do hoje renomado Leonel Caldela, e publica a linha de literatura de Dungeons & Dragons. E temos quadrinhos, incluindo Holy Avenger, de Marcelo Cassaro e Erica Awano, uma das HQs mais premiadas do Brasil e finalista do prestigiado International Manga Award, e toda a linha do universo de super-heróis Valiant.

Com o crescimento das publicações, a marca Jambô passou a ser cada vez mais associada à editora. Mas a loja não só ainda existia como também havia crescido! Para garantir que ambas tivessem a atenção necessária, os negócios foram separados e, em 2015, uma marca nova foi criada para a loja — a Nerdz. A Nerdz é a loja oficial da Jambô, mas também trabalha com produtos de outras empresas.

A partir da separação, a Jambô pode se focar apenas na produção e desenvolvimento de produtos, o que permitiu expandir seu escopo. Atualmente, a Jambô produz, além de livros, outros produtos, de acessórios de jogo a camisetas.

Em 2016, a Jambô relançou a lendária revista Dragão Brasil. Nesta nova encarnação, é uma revista digital, mantida pelo próprio público através de uma campanha de financiamento coletivo recorrente, da qual você pode fazer parte aqui. Embora a mídia seja nova, o foco da revista se mantém: RPG e cultura nerd. Tão importante quanto isso é o fato de que todos os editores originais estão de volta, garantindo que a Dragão tenha um papel tão importante nesta era quanto teve nos anos 1990.

Em 2018, a Jambô lançou um novo site — este em que você está agora. Uma evolução do site anterior, este é um portal feito para suprir todas as suas necessidades de RPG, incluindo loja online com todo o catálogo da editora. Saiba mais sobre as novidades do site aqui.

Por enquanto, é isso. Mas quem sabe o que o futuro trará? Como qualquer bom personagem de RPG, estamos sempre ganhando XP e subindo de nível!

Equipe

A equipe da Jambô é composta por pessoas unidas pela paixão à leitura, criação e fantasia.

Guilherme Dei SvaldiSócio e Editor-Chefe
Rafael Dei SvaldiSócio
Leonel CaldelaSócio
Guiomar SoaresGerente Administrativa
J. M. TrevisanEditor Executivo
Vinicius MendesEditor Assistente
Felipe Della CorteProdutor Executivo
Karen SoareleGerente de Marketing
Álvaro FreitasAssistente de Marketing
Freddy MeesGerente de Vendas
Maurício FeijóGerente de Logística
Diego AlvesAssistente de Logística

Além disso, a Jambô conta com o apoio de dezenas de colaboradores, entre escritores, tradutores, ilustradores, designers, moderadores de comunidades, equipes de eventos e mais!