A Jambô trabalha com as coisas mais legais do mundo nerd desde a década de 1990. RPG, card games, mangás… Tudo está em nosso DNA há muito tempo.

 

Mas, no começo, apenas vendíamos esses produtos em nossa loja. Levar materiais divertidos para o público é bom, mas queríamos fazer mais: queríamos lançar nossos próprios livros, nossos próprios jogos.

 

Assim, em 2002, nasceu a Jambô Editora.

 

Começamos publicando versões brasileiras de RPGs publicados lá fora, de países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Em 2004, começamos a lançar também material nacional, com a publicação dos livros de  Tormenta, até hoje a marca brasileira de maior sucesso no mundo do RPG.

 

Desde então, não paramos mais. Novas linhas, novos títulos, novos autores. Só uma coisa se manteve a mesma: nosso foco em livros divertidos.

 

Hoje, trabalhamos com diversos RPGs, incluindo os livros-jogos da série Fighting Fantasy, com mais de 18 milhões de cópias vendidas no mundo, e responsáveis por iniciar uma geração inteira de leitores no mundo nerd;  Guerra dos Tronos RPG, o jogo de interpretação oficial da série de romances As Crônicas de Gelo e Fogo e do seriado Game of Thrones; e 3D&T, o RPG mais vendido do Brasil. É tanta coisa que, desde 2007, a Jambô é a editora brasileira que mais publica livros de RPG!

 

E não é só RPG que fazemos: lançamos também vários outros produtos. Temos romances — a Jambô publicou O Inimigo do Mundo, primeiro trabalho do hoje renomado Leonel Caldela, e publica a linha de literatura de Dungeons & Dragons, com diversos títulos presentes na lista de best-sellers do New York Times. E temos quadrinhos, incluindo Holy Avenger, de Marcelo Cassaro e Erica Awano, uma das HQs mais premiadas do Brasil e finalista do prestigiado International Manga Award, e toda a linha do universo de super-heróis Valiant.

 

Com o crescimento das publicações, a marca Jambô passou a ser cada vez mais associada à editora. Mas a loja não só ainda existia como também havia crescido! Para garantir que ambas tivessem a atenção necessária, os negócios foram separados e, em 2015, uma marca nova foi criada para a loja — a Nerdz. A Nerdz é a loja oficial da Jambô, mas também trabalha com produtos de outras empresas.

 

A partir da separação, a Jambô pode se focar apenas na produção e desenvolvimento de produtos, o que permitiu expandir seu escopo. Atualmente, a Jambô produz, além de livros, outros produtos, de acessórios de jogo a camisetas.

 

Em 2016, a Jambô relançou a lendária revista Dragão Brasil. Nesta nova encarnação, é uma revista digital, mantida pelo próprio público através de uma campanha de financiamento coletivo recorrente, da qual você pode fazer parte aqui. Embora a mídia seja nova, o foco da revista se mantém: RPG e cultura nerd. Tão importante quanto isso é o fato de que todos os editores originais estão de volta, garantindo que a Dragão tenha um papel tão importante nesta era quanto teve nos anos 1990.

 

Em 2018, a Jambô lançou um novo site — este em que você está agora. Uma evolução do site anterior, este é um portal feito para suprir todas as suas necessidades de RPG, incluindo loja online com todo o catálogo da editora. Saiba mais sobre as novidades do site aqui.

 

Por enquanto, é isso. Mas quem sabe o que o futuro trará? Como qualquer bom personagem de RPG, estamos sempre ganhando XP — e sempre subindo de nível.

 

Equipe

 

A equipe da Jambô é composta por pessoas unidas pela paixão à leitura, criação e fantasia.

  • Guilherme Dei Svaldi, editor-chefe
  • Rafael Dei Svaldi, gerente administrativo
  • Guiomar Soares, gerente financeira e de RH
  • Leonel Caldela, chefe de redação
  • J. M. Trevisan, editor-executivo da Dragão Brasil
  • Rogerio Saladino, editor
  • Freddy Mees, gerente de vendas
  • Maurício Feijó, gerente de logística
  • Karen Soarele, analista de marketing
  • Álvaro Freitas, analista de redes sociais
  • André Rotta, tradutor
  • Tiago H. Ribeiro, diagramador

 

Além disso, a Jambô conta com o apoio de dezenas de colaboradores, entre escritores, tradutores, ilustradores, designers, moderadores de comunidades, equipes de eventos e mais