Como começar a jogar RPG

Dicas de RPG

Como começar a jogar RPG

Por Em Dicas de RPG Comentários Como começar a jogar RPG 13

Você pode ter descoberto esse novo mundo por acaso. Caiu em uma stream na internet ou viu alguém falando sobre isso em alguma rede social. Pode ser que seus amigos joguem e falem disso o tempo todo, ou alguém que você conheça tenha comentado e despertado seu interesse. De alguma maneira, você conheceu o RPG. Se interessou, gostou, quer saber mais, quer jogar. Mas como começar?

Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas começar a jogar RPG é muito, muito fácil, e eu vou te mostrar!

O que é RPG

RPG é a sigla pra Role-Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Personagens em tradução livre. É um jogo onde cada participante assume o papel de um personagem dentro de uma história, com suas próprias habilidades e personalidade, e juntos vivenciam esta história, que é narrada por um outro jogador e delimitada por um conjunto de regras, onde algumas coisas são definidas através de rolagens de dados. Mas obviamente não é isso que você quer saber, não é? Vamos para o que interessa!

O que você precisa para começar a jogar RPG

Você precisa de um grupo

RPG é um jogo coletivo, então você precisa de um grupo de pessoas dispostas a jogar. Uma destas pessoas vai ser o Mestre, a pessoa que conduz o jogo, enquanto os outros serão personagens, os protagonistas da história.

Você precisa de um cenário

O cenário é o mundo onde o jogo se passa. Você pode usar um cenário pronto ou pode inventar o seu com seus amigos. O cenário vai dizer basicamente onde o jogo acontece, como aquele mundo funciona, de onde os personagens vieram e quais seus objetivos.

Você precisa de um sistema

O sistema determina as regras do jogo. É o conjunto de diretrizes que vai dizer o que cada personagem pode ou não fazer, poderes, habilidades, no que ele é bom e no que ele é ruim. Quando rolamos dados, nos baseamos no sistema.

Sistema X Cenário

Boa parte dos jogos de RPG já vêm com sistema e cenário juntos. Isso quer dizer que você tem as duas coisas em um lugar só, e que aquele sistema foi desenvolvido para funcionar com aquele cenário.

Você precisa de dados de RPG

A grande maioria de jogos de RPG utilizam dados para determinar uma parte dos acontecimentos na história, como combates e testes de habilidades. Cada sistema de RPG utiliza um dado ou conjunto de dados diferentes. Você pode ter dados físicos ou utilizar aplicativos para rolar os dados.

Você precisa de um local para jogar

RPG pode ser jogado tanto presencial quanto virtualmente. No presencial, o grupo se reúne em algum lugar – geralmente na casa de alguém – para jogar. No virtual, o grupo se reúne através da internet, em uma chamada por aplicativo ou programa de voz/vídeo. O formato da sua mesa depende da disponibilidade dos jogadores, onde eles moram e de que forma fica melhor para todos. No momento, a indicação é jogar virtualmente e ficar cada um em sua casa, por questão de saúde.

E o que mais?

Claro que existem muitas outras ferramentas, mas elas são um plus no jogo e não algo essencial. Com o tempo você pode ir aprendendo como usá-las, mas neste início o ideal é que o foco seja o jogo em si. Depois de escolhidos o cenário e sistema, todos devem ler para saberem as regras do jogo e como funciona o universo escolhido. Ninguém precisa decorar as regras, mas todos devem ter uma ideia de como o jogo escolhido funciona.

Vocês também devem determinar quem será o mestre, o jogador que irá conduzir a aventura e inventar os plots da história a ser vivida. A história como um todo é construída por todos durante o jogo, mas de forma geral o mestre é o responsável por organizar a aventura, controlar inimigos e criar os problemas que os personagens devem resolver. Com tudo isso resolvido, é só montar os personagens dos demais jogadores e começar a jogar.

Viu? É facinho! Então junte seus amigos, prepare suas armas e magias e seja bem-vindo ao universo do RPG!

Comentários (13)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *